Governador prorroga decreto de isolamento social por mais 15 dias

4 de abril de 2020 - 19:50 # #

Fhilipe Augusto - Texto
Ascom - Fotos

Camilo Santana enfatizou a importância do isolamento social para frear a disseminação do coronavírus no estado

Após reuniões com o comitê de enfrentamento ao coronavírus no Ceará e especialistas da área, o Governo do Ceará decidiu prorrogar até o dia 20 de abril o decreto estadual que prorroga o isolamento social e define quais atividades podem funcionar – e de que maneira. A informação foi repassada pelo governador Camilo Santana neste sábado (4), em transmissão ao vivo por suas redes sociais, momento em que o chefe do Executivo estadual explicou que a medida foi tomada levando em consideração questões técnicas e científicas.

“Todas minhas decisões têm sido pautadas a partir de orientações de profissionais especialistas e no que diz a Organização Mundial de Saúde. A principal ação preventiva para enfrentar o coronavírus é o isolamento social. A partir dessa orientação dos especialistas, do meu secretário da Saúde (Dr. Cabeto) e dessa equipe de profissionais, tomei a decisão e estou renovando por mais 15 dias, indo até o dia 20 de abril. Tomo essa decisão com a certeza que essa é a mais correta para proteger nossos irmãos cearenses”, comentou Camilo.

O Ceará chegou neste sábado a 744 casos confirmados de coronavírus e 23 óbitos em decorrência da doença. O governador reforçou a necessidade da população compreender a importância das ações tomadas, especialmente o isolamento social, por conta da forma fácil de contaminação e propagação do Covid-19. “Há uma preocupação dos especialistas de que essa contaminação em Fortaleza, que estava restrita a uma determinada área central da cidade, começa a se espalhar em outras áreas. Sempre colocamos aqui a preocupação com a velocidade que isso se propaga”, lembrou o governador.

O gestor destacou que esse distanciamento das pessoas ajuda o Estado a ganhar tempo para se preparar cada vez mais para o enfrentamento da pandemia. “Esse isolamento social é o que tem nos permitido ampliar a rede estadual de saúde. Já está em funcionamento o Hospital Leonardo da Vinci, com 230 leitos. Já está pronto o anexo do HGF e essa semana fica pronto o do César Cals, Albert Sabin e de Messejana. A Prefeitura de Fortaleza também está construindo o hospital de campanha do Presidente Vargas. Todos os hospitais regionais têm recebido estruturas de UTIs. Esse isolamento tem nos permitidos inclusive fazer grandes compras, como estamos aguardando receber insumos e equipamentos comprados na China. Há uma demanda muito grande neste momento, inclusive de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde. Esse isolamento social tem sido a melhor e mais adequada recomendação feita”, disse.

 

Para além da saúde

Camilo Santana citou ainda medidas que o Governo do Ceará vem tomando para tentar ajudar os cearenses. “Há uma preocupação muito grande com a população mais vulnerável. Já iniciamos o pagamento das contas de água de mais de 340 mil famílias de baixa renda. Vamos iniciar o pagamento para mais de 530 mil famílias das contas de energia. Ttambém suspendi o pagamento dos impostos estaduais a todas as pequenas e micro empresas do estado do Ceará nos próximos 90 dias. Isso representa quase 90% das empresas cearenses”.

O governador lembrou da necessidade da União começar a liberar o mais breve possível o auxílio aprovado pelo Senado a profissionais autônomos. “Espero que na próxima semana o Governo Federal já inicie o pagamento dos R$ 600 para os trabalhadores informais. Fizemos um levantamento aqui e no Ceará cerca de 2,8 milhões de pessoas terão direito”.

Por fim, Camilo pediu aos empresários que busquem evitar demissões nesse momento em que a população precisa de seus empregos. “Quero fazer um apelo às empresas cearense que evitem a demissão. Existe até um movimento importante dos empresários cearenses de não demitir ninguém. Esse é um momento de sermos solidários a essas pessoas. O Governo Federal abriu políticas importantes para evitar demissões de empregados com carteira assinada. Isso o mundo inteiro está fazendo”.

Canais de comunicação

Desde o início do combate ao coronavírus o Estado disponibilizou o TeleSaúde (0800 275 1475), com 150 atendentes, para que a população possa tirar dúvidas sobre a doença 24 horas. Outro canal de atendimento é o chat, que pode ser acessado nos nos sites oficiais do Governo do Ceará. Além disso, diariamente a Secretaria da Saúde divulga o boletim epidemiológico informando a situação no Ceará.

 

 

 

Ouça:

A informação foi repassada pelo governador Camilo Santana neste sábado (4), em transmissão ao vivo por suas redes sociais, momento em que o chefe do Executivo estadual explicou que a medida foi tomada levando em consideração questões técnicas e científicas.

O governador reforçou a necessidade da população compreender a importância das ações tomadas, especialmente o isolamento social, por conta da forma fácil de contaminação e propagação do Covid-19.

O chefe do Executivo Estadual destacou que esse distanciamento das pessoas ajuda o Estado a ganhar tempo para se preparar cada vez mais para o enfrentamento da pandemia.

Camilo Santana destacou que já autorizou a compra de equipamentos de proteção individual, também para os profissionais de saúde do Ceará.

Uma pandemia do porte do coronavírus afeta praticamente todos os setores de uma sociedade, mas, além da saúde em si da população, a economia também sofre bastante. Camilo Santana citou medidas que o Governo do Ceará vem tomando para tentar ajudar os cearenses.