Isolamento social tornará economia menos vulnerável, aponta pesquisa realizada pela Uece

7 de abril de 2020 - 16:20 # # # #

Adriana Rodrigues - Ascom Uece Texto
span> Davi Pinheiro Foto

A pesquisa “Vulnerabilidade da Economia Cearense ao Covid-19”, realizada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Laboratório de Gestão Inteligente de Cidades (LAGIC), vinculado aos Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade (LAIS), estima que a vulnerabilidade dinâmica durante a epidemia do coronavírus no Ceará demonstra que o isolamento social torna a economia no estado menos vulnerável.

A pesquisa teve como objetivo mensurar a vulnerabilidade socioeconômica cearense aos efeitos da pandemia do Covid-19, para servir de base à tomada de decisão dos agentes econômicos do estado, neste difícil momento em que vivemos.

Para o pesquisador e docente da Uece, Samuel Façanha, dois pontos principais devem ser observados na investigação. “O primeiro é que temos municípios muito vulneráveis economicamente, aos efeitos da pandemia do Covid-19 e, em segundo lugar, se nossas estimativas estiverem certas, as medidas de isolamento social adotadas pelo Governo reduzem dinamicamente as vulnerabilidades econômicas no tempo, ao contrário do que o senso comum de algumas pessoas percebe. Claro que o isolamento causa problemas de geração de renda, mas no médio prazo ele é menos danoso do que a pandemia se movimentando livremente”.

O trabalho científico realizado pela Uece poderá ajudar aos Governos e às organizações. “A pesquisa pode servir para orientar as políticas econômicas e sociais do Estado, minimizando seus impactos na economia”, explica Samuel Façanha. “Vale salientar que não estudamos aqui o impacto econômico, mas sim pesquisamos e tentamos medir o quão vulnerável a economia, seus setores e municípios são ao Covid-19”, destaca o pesquisador.

Os resultados da pesquisa foram divididos em indicadores : i) Vulnerabilidade Ampla, na qual são consideradas, principalmente, características dos setores mais afetados; ii) Vulnerabilidade Territorial, que incluem questões relacionadas às características de cada um dos municípios cearenses; e iii) Vulnerabilidade Dinâmica, que considera o tempo na análise e estuda o efeito do isolamento social nesta questão.

A partir desta pesquisa e de outras ações já realizadas pela instituição, é possível perceber o importante papel das universidades também neste combate contra a “crise global”, como ressalta o professor Samuel:

“A ciência, a solidariedade entre as pessoas que têm mais para com as que têm menos, a coragem e a seriedade dos governos, serão nossas melhores alternativas a esta crise global. Assim, as Universidades podem atuar fortemente em todas estas frentes, gerando novos conhecimentos no enfrentamento ao vírus, estimulando redes solidárias através das conexões que seus atores possuem e apoiando as decisões dos Governos subsidiando-os com conhecimento sistematizado e construído a partir do método científico, que pode ser reproduzível e verificável”, finaliza o pesquisador.

Clique aqui e leia o resumo da pesquisa “Vulnerabilidade da Economia Cearense ao Covid-19”.