Cooperativa investe em delivery de polpa de frutas e produtos da agricultura familiar

17 de abril de 2020 - 14:30 # # # # # # #

Ascom da SDA

Em meio ao isolamento social, beneficiários de programas da Secretaria do Desenvolvimento Agrário descobrem alternativas de levarem os produtos da agricultura familiar até o consumidor e escoarem a produção agrícola. Pelo Whatsapp, a Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar do Caminho de Assis (Cooperfam) realiza entregas de polpa de frutas, verduras e hortaliças com preços abaixo do que é praticado em supermercados e leva muito sabor para os lares cearenses.

A cooperativa foi atendida pelo primeiro edital do Projeto São José III e recebeu do Governo do Ceará equipamentos e prestação de assistência. Ao todo, foram investidos R$ 335.395,98 pela ação financiada com recursos de um acordo de empréstimo junto a0o Banco Mundial. “As vidas são mais importantes neste momento, embora saibamos que a economia também é abalada. E quem mais sofre são os mais humildes”, frisa o secretário De Assis Diniz.

“A ideia de fazer a entrega em domicílio surgiu justamente neste período porque temos dezesseis funcionários com carteira assinada e estamos sofrendo com a queda do faturamento”, reconhece o presidente da Cooperfam. Segundo Airton Kern, a cooperativa vendia dois mil quilos de polpa de fruta por semana para bares, lanchonetes e restaurantes e, agora, vende apenas duzentos. “Então, os nossos estoques estão cheios e nossas câmaras frias estão lotadas”.

Além de uma variedade de vinte polpas frutas e oito frutas, o “cardápio” da Cooperfam” inclui produtos como: alface, abóbora, batata doce, carimã, coentro e cebolinhas picadas, fava, farinha de mandioca artesanal, goma fresca, galinha caipira, macaxeira, milho verde, ovo caipira, quiabo, pimenta de cheiro e tilápia eviscerada. O valor mínimo do pedido é de R$ 50, as entregas ocorrem às quintas e sextas-feiras e o contato é pelo whatsapp de número (85) 98134-1180.

Cuidados com a saúde

Mas antes do consumidor realizar o pedido é bom lembrar de alguns cuidados com a saúde. A primeira delas é manter a distância de 1,5 metros entre você e o entregador. Separe o valor combinado e aguarde a chegada do entregador. Quando chegar, deixe o dinheiro num ponto específico, avise-o e peça que deixe os produtos no mesmo local. Avise com antecedência sobre troco e peça que o entregador deixe-o ao lado das compras. A entrega foi concluída quando todos conferirem valores.

É importante lembrar que a Organização Mundial de Saúde asssegura que o vírus do Covid-19 não é transmitido por gêneros alimentícios. Ainda em sim, ao entrar em casa, descarte as sacolas plásticas e lave bem os produtos com água corrente e sabão. Se possível, utilize máscara ao sair de casa e lembre-se: as feiras estão proibidas, a solidariedade não. A agricultura familiar precisa do seu apoio para continuar produzindo e agradece a sua contribuição.