Cientistas políticos, pesquisadores e médicos debatem pandemia, demografia e desigualdade Social

20 de abril de 2020 - 10:42 # # # # # #

Ascom Secitece - Texto

Videoconferência acontecerá nesta terça-feira (21), a partir das 15 horas, com a doutora em Demografia Márcia Castro

A secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior realiza mais uma sala de vídeoconferência nesta terça-feira (21). Desta vez, o tema é “Pandemia, Demografia e Desigualdade Social”. Para debater o assunto, neste momento em que o mundo inteiro trava uma guerra contra o vírus que matou milhares de pessoas em todo o planeta, o secretário da Secitece, Inácio Arruda, convidou a doutora em demografia e professora associada da Harvard School of Public Health e Harvard University Center for the Environment, Márcia Castro, a primeira mulher a ocupar a Chefia do Departamento de Saúde Global e População da Universidade de Harvard.

Participam também da videoconferência o médico, pesquisador e professor de Medicina da Unifor, Antônio Silva Lima Neto, integrante do comitê científico que auxilia os nove governadores do Consórcio Nordeste na tomada de decisões no combate à pandemia de Covid-19, e a doutora em sociologia, professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e coordenadora do grupo de pesquisa Observatório das Nacionalidades, Mônica Martins.

A videoconferência acontecerá a partir das 15 horas. Em breve, os interessados poderão acessar o link da sala nas mídias sociais da Secitece.

Márcia Castro é doutora em demografia e professora associada da Harvard School of Public Health e Harvard University Center for the Environment e membro do SEDAC e do Centro de Análise Geográfica (CGA), tendo se formou em estatística na Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1986. Márcia Castro vem estudando malária desde 1999 e o surto sul-americano de Zika. Também pesquisou a identificação de riscos sociais biológicos e ambientais associados a doenças transmitidas por vetores nos trópicos; determinantes de modelagem das estratégias de transmissão e controle da malária na fronteira amazônica brasileira.

Antônio Silva Lima Neto, o Tanta. Médico, pesquisador e professor de Medicina da Unifor, Antônio Silva Lima Neto, mais conhecido como Tanta, é graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Medicina Preventiva e Social pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz, no Rio de Janeiro, mestre em Epidemiologia Ambiental e Políticas pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, da Universidade de Londres e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com pós-doutorado pela Escola de Saúde Pública de Havard. Desde 2009, atua como gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Fortaleza e agora integra o comitê científico que auxilia os nove governadores do Consórcio Nordeste na tomada de decisões no combate à pandemia de Covid-19.

Mônica Martins é professora da UECE, coordenadora do grupo de pesquisa Observatório das Nacionalidades e editora da revista acadêmica Tensões Mundiais. Formada em Pedagogia pela PUC-RJ, concluiu mestrado e doutorado em Sociologia na UFC, sendo bolsista da CAPES-Fullbright na Universidade da Califórnia. Seus estudos sobre movimentos sociais, reforma agrária, desenvolvimento regional e meio ambiente foram publicados no Brasil, EUA e México. Na área de Ciência Política, seu interesse volta-se para as relações entre o internacionalismo e o nacionalismo, com ênfase na atuação dos organismos multilaterais. Atualmente coordena o Programa de Pós-graduação em Sociologia e é representante do Brasil no Comitê Diretor da CLACSO. ORCID – orcid.