Pessoas diagnosticadas com Covid-19 devem manter isolamento domiciliar, conforme orientação médica

22 de abril de 2020 - 14:46 # # # #

Filipe Dutra - Ascom Hias - Texto
Kamile Girão - Artes Gráficas

Os cuidados com a higiene e o respeito ao isolamento social têm sido fundamentais para diminuir a transmissão da Covid-19. Quando um caso da doença é confirmado, algumas atitudes devem ser tomadas em casa para evitar a disseminação do vírus e preservar vidas. A infectologista do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Christianne Takeda, reforça as orientações para a população.

Ao ser diagnosticada com o vírus e apresentar sintomas leves, a pessoa deve permanecer em casa por 14 dias em um quarto. É necessário manter a porta fechada e as janelas abertas para facilitar a circulação de ar. Móveis e maçanetas devem ser frequentemente limpos. Utensílios de uso pessoal, como toalhas de banho e talheres, ou móveis, como sofás e cadeiras, precisam ser separados, assim como o lixo produzido pelo paciente contaminado.

Cuidados em casa

Dentro de casa, o paciente precisa seguir à risca algumas regras. O uso de máscara é obrigatório em todos os momentos. Ao utilizar o banheiro, é necessário lavar as mãos com água e sabão, além de sempre limpar vaso, pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária para a desinfecção do ambiente. Entretanto, segundo a médica, estar isolado socialmente não quer dizer ficar parado o tempo todo. “É importante o paciente se movi-mentar regularmente para evitar problemas como embolia pulmonar”, aponta.

Para pacientes lactantes, a infectologista reforça a adoção de medidas constantes de higiene. “Antes de amamentar, é preciso sempre tomar banho e estar de máscara o tempo todo, além de higienizar as mãos constantemente”, aconselha.

O período de isolamento deve ser respeitado não só pelo paciente, mas por todos da casa. Caso apareçam sintomas leves em outro familiar, o isolamento deverá ser reiniciado. “Se os sintomas se agravarem, ele deve procurar orientação médica, informando o profissional sobre a situação”, complementa a médica.

Christianne reforça a importância do engajamento da população no respeito ao isolamento social e no reforço dos cuidados com a higiene. “Esse conjunto de medidas faz a diferença no combate ao coronavírus”, finaliza.

Canais de atendimento

Criado pelo Governo do Ceará, o Plantão Coronavírus funciona 24 horas para tirar dúvidas e oferecer atendimento especializado à população. Quem apresentar sintomas de Covid-19 pode enviar uma mensagem via WhatsApp para (85) 98439-0647 e buscar a orientação. Também é possível entrar em contato com o TeleSaúde, ligando 0800 275 1475.