SBPC promove manifestação em defesa da ciência, da vida e do desenvolvimento sustentável

23 de abril de 2020 - 16:58 # # # # #

Emília Augusta Bedê - Ascom da Secitece

A Marcha Virtual pela Ciência no Brasil será realizada ao longo do dia 7 de maio e terá divulgação nos canais da SBPC no Facebook e no YouTube

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), suas Secretarias Regionais e Sociedades Científicas Afiliadas, realizarão a Marcha Virtual pela Ciência no Brasil. O evento acontecerá ao longo do dia 7 de maio, contando com a participação de entidades de todo o país ligadas a CT&I.

O objetivo é chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de covid-19, suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas e contra os cortes agudos no orçamento para ciência e tecnologia, educação e saúde.

A secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará e suas vinculadas participarão do evento, realizando também uma série de atividades virtuais voltadas para essa temática e sobre recursos públicos para pesquisa, ensino e extensão.

A manifestação será transmitida pelas redes sociais nos horários de 10h30min a 12 horas e 15h às 16h30min pelos canais da SBPC no Facebook e no YouTube. Entre as atividades programadas, a realização de dois painéis de debates, um dedicado à pandemia da covid-19 e o outro abordando o financiamento da ciência brasileira.

Além dos seminários online, as entidades promoverão duas ondas de tuitaços, um às 12h e outro às 18h, com as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência. Todos são convidados a participar dessa grande manifestação em defesa da vida, da ciência e do desenvolvimento sustentável do País.

Nota da SBPC

Segundo nota divulgada pela SBPC, “os laboratórios sucateados, bolsas cortadas, redução de insumos, agravados pela campanha de desvalorização do conhecimento científico, tornam o trabalho de pesquisadores no País uma tarefa hercúlea. Ainda assim, cientistas brasileiros se destacam pela qualidade dos estudos desenvolvidos no País. Os profissionais de saúde, na linha de frente do enfrentamento da pandemia, padecem de muitas dificuldades, inclusive de segurança pessoal, e se defrontam com a falta de recursos materiais e humano”.

A Marcha Virtual pela Ciência visa reforçar essa luta que já dura anos por recursos adequados para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e para a saúde e educação no País, e reiterar os termos do PACTO PELA VIDA E PELO BRASIL, publicado em 7 de abril.

O documento, elaborado pela CNBB, OAB, Comissão Arns, ABC, ABI e SBPC e que ganhou apoio de mais de uma centena instituições e associações, pede união de toda a sociedade, solidariedade e conduta ética e transparente do governo, tomando por base as orientações da ciência e dos organismos nacionais e internacionais de saúde pública no enfrentamento da pandemia de coronavírus.