Sefaz realiza cerca de 40 mil atendimentos a distância durante a pandemia

24 de abril de 2020 - 18:40 # # # #

Ascom Sefaz

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) tem buscado fortalecer o atendimento à população nesta quarentena contra o coronavírus, em que as atividades presenciais do órgão foram suspensas, com exceção dos postos fiscais.

Do dia 23 de março – data em que a Sefaz iniciou o home office – até essa quinta-feira (23), foram realizados cerca de 40 mil atendimentos a distância, via telefone e emails. A instituição também ampliou a oferta de serviços digitais, com o objetivo de proporcionar mais agilidade e comodidade para os contribuintes.

Para garantir a continuidade dos serviços públicos, uma estrutura foi montada para permitir o teletrabalho. A distância, os servidores resolveram questões relacionadas a credenciamentos, parcelamento e isenção de impostos, emissão e cancelamento de notas fiscais, impugnação de débitos inscritos na Dívida Ativa, entre outras demandas.

A equipe do Fisco estadual também ofereceu suporte técnico para procedimentos envolvendo o Módulo Fiscal Eletrônico e deu orientações sobre o trânsito de mercadorias, ações fiscais e processos em tramitação no Contencioso Administrativo Tributário – atualmente com prazos suspensos.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, disse que, neste momento em que as pessoas precisam ficar em casa para evitar o contágio pela Covid-19, a Sefaz está concentrando esforços para atender os contribuintes da melhor forma possível.

“A Sefaz já vinha num movimento de virtualização dos seus processos. Com a pandemia, precisamos acelerar alguns passos, ampliar serviços, investir mais em tecnologia. Tudo isso para reforçar a parceria com os nossos contribuintes e fortalecer nosso relacionamento com a sociedade “, ressaltou Fernanda.