Formação a distância reúne professores da EJA + Qualificação Profissional e Ensino Médio Noturno

28 de abril de 2020 - 14:07 # # # #

Ascom Seduc

A formação permanente dos professores é essencial para o aperfeiçoamento profissional e a melhoria da qualidade da educação. Com base nesse entendimento, a Secretaria da Educação (Seduc) promove até o próximo mês de junho, em modalidade a distância, a primeira etapa da formação Preparação para o Trabalho e Prática Social ( PTPS) e dos cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) + Qualificação (Técnicas Administrativas e Vendas (TAV), Informática, Agente de Informações Turísticas e Organizador de Eventos).

Esta ação tem como objetivo fornecer subsídios para que os educadores desenvolvam habilidades que qualifiquem a prática pedagógica em sala de aula. É uma iniciativa das Coordenadorias de Educação Profissional (Coedp) e de Gestão Pedagógica do Ensino Médio (Cogem), via Célula de Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio Noturno (Cejen).

As formações dos professores do Ensino Médio Noturno + Qualificação Profissional e da EJA + Qualificação Profissional acontecem por meio de ferramentas como o Google Sala de Aula, Google Meet e Drive, o que possibilita o estudo e a interação dos participantes através de webconferência, atividades e fóruns de discussão, garantindo a qualidade da formação a distância.

Para o professor Francisco David Batista Campelo, que leciona na Escola de Ensino Médio José Bezerra Menezes, em Juazeiro do Norte, é uma experiência nova e enriquecedora. Responsável pelas disciplinas TAV e PTPS no Ensino Médio Noturno, diz que a formação online vem dando todo apoio e subsídios necessários aos trabalhos. “Foi criada uma sala virtual de PTPS, por exemplo, onde temos a oportunidade de fazer leituras, assistir vídeos, responder às atividades propostas e utilizar esse material com nossos alunos através de sala de aula virtual e outras ferramentas’, destaca.

Conforme Aparecida Prado, orientadora da Célula de Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio Noturno, a estratégia de formação de professores é um importante meio para reflexão e aprimoramento da prática pedagógica em sala de aula. “Estes professores são corresponsáveis pelos estudantes que buscam, além da formação acadêmica, uma formação profissional, a fim de que possam desenvolver suas habilidades e executar funções específicas, demandadas pelo mercado de trabalho”, explica.