Escuta ativa: SPS inicia projeto online durante a quarentena

29 de abril de 2020 - 13:47 # # # # # # #

Ascom SPS

Empatia, acolhimento e escuta ativa. A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) realiza, durante todo este mês de maio, encontros online para discutir temas como violência doméstica, gênero e diversidade. O projeto Diálogos entre Mulheres e Homens pela Harmonia Familiar é executado pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres e inicia com uma sessão de terapia comunitária integrativa online, com o criador do método da terapia comunitária integrativa, Adalberto Barreto e a terapeuta comunitária Fátima Tibiriçá, além da secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Denise Aguiar. O primeiro encontro ocorrerá nesta sexta-feira, dia 1° de maio, a partir das 15h, e traz a discussão sobre saúde mental em tempos de pandemia.

“A ideia das rodas de conversa é levar o diálogo para dentro das casas, o confinamento nos colocou frente a frente com os conflitos que antes pareciam simples e agora passam a ter outra dimensão diante desta nova dinâmica social. Mais do que nunca, este é um momento em que precisamos exercitar a empatia, o cuidado e principalmente o diálogo dentro de casa. Foi daí que surgiu o projeto “Diálogos entre Mulheres e Homens pela Harmonia Familiar”, que conta com a participação de psiquiatras, sociólogos, articuladoras de políticas para LGBT, dentre tantos outros profissionais que estarão junto de nós nesta ação educativa a favor da vida e de prevenção contra todos os tipos de violência”, destaca a secretária-executiva de Políticas para as Mulheres da SPS, Denise Aguiar.

Psiquiatra, professor e antropólogo, Adalberto Barreto, conduzirá o primeiro debate do projeto. “As rodas de terapia comunitária são espaços de aprendizagem coletiva. Nós entendemos que todo saber é útill e cada vez que conseguimos superar juntos um problema nós evoluímos juntos e saímos dos encontros sempre com várias possibilidades. Este encontro é para que as pessoas possam falar sobre suas angústias e anseios sem medo de julgamentos. A terapia é o lugar da expressão e da escuta ativa”, frisa o professor, que também é fundador do Projeto Quatro Varas.

Atualmente, a terapia comunitária faz parte das práticas integrativas de saúde e tem reconhecimento internacional. No total, a SPS apresentará cinco rodas de conversas. O primeiro encontro tem tema mais amplo, os seguintes falarão sobre comunicação não-violenta, experiências terapêuticas em grupos com enfoque de gênero, e diversidade na família.

Para entrar na roda de conversa é necessário ter o aplicativo Zoom no computador ou celular. Depois é só acessar o link utilizando o ID da reunião: 836 6093 0520 e a senha: mulher.

Programação

01/05 (Sexta-feira), 15h às 16h30
“Em tempos de COVID-19, falar para curar as feridas da alma.”
Debatedores: Adalberto Barreto (psiquiatra, teólogo e antropólogo)
Fátima Tibiriçá (terapeuta comunitária)

08/05 (Sexta-feira), 15h
“Comunicação Não-Violenta: uma abordagem pacífica nas relações familiares.”

16/05 (Sexta-feira), 15h
“Experiências terapêuticas em grupos com enfoque de gênero.”

23/05 (Sexta-feira), 15h
“A diversidade na família: possibilidades de inclusão, amor e respeito.”
Lucivânia Sousa (Assistente social e articuladora da Coordenadoria Especial LGBT)

30/05 (Sexta-feira), 15h
“Comportamento social” Profª Danyelle Nilin
(Departamento de Ciências Sociais da UFC)

Serviço

Roda de Conversa online
Quando: Sexta-feira, 1° de maio, das 15h às 16h30
Entrar na reunião através do aplicativo Zoom, clica no link:
https://us02web.zoom.us/j/83660930520?pwd=UVVLQkV3aHVQaWJtOEd4aEtNU1pmUT0
ID da reunião: 836 6093 0520
Senha: mulher