SAP recebe equipamentos e matéria-prima para produção imediata de 44 mil máscaras de proteção

29 de abril de 2020 - 14:00 # # # # # # #

Ascom do CICV e da SAP
Camila de Almeida - Fotos

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) doou nesta quarta-feira (29) à Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará (SAP) máquinas de costura e insumos para produção de máscaras. A material doado será suficiente para produzir 44 mil máscaras, que serão usadas para prevenir a transmissão do vírus. Com o maquinário, o CICV garante a possibilidade de produção contínua por mais tempo.

“Em momentos de incerteza, a prevenção é o método mais eficaz para abordar a pandemia de Covid-19 nas prisões. O contexto penitenciário favorece a propagação exponencial de doenças infecciosas”, pondera a chefe do escritório do CICV em Fortaleza, Valentina Torricelli. “Além disso, as máquinas poderão ser usadas no futuro para produzir mais equipamentos de proteção ou outros produtos diferentes, contribuindo a favorecer o trabalho dos privados de liberdade com finalidade educativa e produtiva.”

A doação do CICV também inclui luvas de látex, máquinas lavadoras, pulverizadores e produtos de higiene e limpeza, como água sanitária, desinfetante e sabonete. As unidades beneficiadas são o Centro de Triagem e Observação Criminológica (CTOC) – porta de entrada ao sistema penitenciário, o Centro de Detenção Provisória (CDP), a Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes e o Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF). Irmã Imelda e IPF abrigam detidos idosos, mulheres grávidas, pessoas com doenças graves, entre outros.

“Com isso, por um lado, contribuímos na proteção dos grupos especialmente vulneráveis ao serem também as pessoas que estão numa situação de risco maior nesse momento e, por outro lado, focamos nossos esforços nas ‘portas do sistema prisional’ como o objetivo de prevenir a propagação do coronavírus em todo esse sistema”, explica Torricelli.

“Essa parceria com o Comitê Intenacional da Cruz Vermelha é muito importante porque neste momento eles doaram 10 máquinas novas, além de outros kits de higiene e material para fabricar dentro do sistema penitenciário mais 44 mil máscaras”, afirma o secretário de Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque. “Já estamos com três fábricas funcionando dentro das unidades. Com mais esta, já vai ser a quarta fábrica. Então é fundamental essa parceria, é fundamental o caminho que a gente está traçando junto com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha para fazer esse trabalho”.

A doação do maquinário se soma à iniciativa iniciada pela SAP, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que já começaram a produção de 11 mil máscaras de proteção no IPF e mais 5 mil na Penitenciária do Cariri, além das iniciativas de produção da Cadeia Pública do Crato e do IPPOO2. A idéia do secretário Mauro é unir essa ações com a nova expertise industrial do sistema prisional do Ceará para criar um pólo de fabricação desse tipo de EPI. “Nossa mão de obra já é qualificada pelo padrão Senai. Com matéria prima e maquinário, nós pretendemos expandir essa produção com volume e qualidade. Importante ressaltar que as internas e internos ainda diminuem suas penas com essa força de trabalho”, comenta.

CICV no Ceará

Um Memorando de Entendimento entre o CICV e o Governo do Estado do Ceará foi assinado em abril de 2019 para trabalhar juntos na busca da redução das consequências humanitárias da violência armada na população. Entre as áreas de cooperação, estão ampliar a implementação do AMS, trabalhar de forma colaborativa e construtiva em torno das condições de detenção e tratamento das pessoas privadas de liberdade, assim como na busca, localização e identificação de pessoas desaparecidas e as ações destinadas a atender as necessidades dos familiares.

 

Ouça

Para o secretário da Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque, a parceria apoia a política do Governo do Ceará de garantir ocupação aos internos do sistema penitenciário.

A chefe do escritório do CICV em Fortaleza, Valentina Torricelli, destaca a importância da ação.