Fato! Vídeo que acusa Ceará de manipular dados distorce a verdade; veja esclarecimento

30 de abril de 2020 - 20:37 # # # #

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), sobre o vídeo divulgado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, no qual coloca em dúvida a veracidade dos dados publicados pelo Estado, através do IntegraSUS, em relação ao número de mortes causadas pela Covid-19, esclarece que não há falhas na publicização das informações e, no último domingo, foram registrados 50 óbitos no Ceará, conforme foi amplamente divulgado pela Pasta.

A Sesa informa que as notificações relacionadas ao novo coronavírus são compulsórias, sendo obrigatória a notificação dos casos por parte das unidades de saúde. Com esse nível de rigor e transparência, é possível propor ações que possam controlar a doença ou mitigar os danos que ela provoca. Os dados são inseridos no IntegraSus e atualizados três vezes ao dia. Portanto, o número é crescente ao longo do dia, sendo o mais preciso o da noite.

Um ponto importante. Há óbitos que levam mais tempo para confirmação da causa, que, em alguns casos, depende do resultado do exame. Nessas situações, o falecimento por Covid-19 só é registrado após o laudo atestar, o que pode levar alguns dias. Por isso, o número de óbitos registrado em um dia pode ser maior que a quantidade de pessoas que morreram naquela data, como conta Ramsés Oliveira, coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sesa.

“O IntegraSUS é uma plataforma confiável e levou o Ceará a atingir a liderança do ranking de transparência”, garante. O Ceará está entre os estados com melhor índice de transparência da Covid-19, de acordo com ranking divulgado pela Open Knowledge Brasil (OKBR). O indicador analisa a qualidade da apresentação dos dados sobre a situação epidemiológica da pandemia do novo coronavírus no Brasil. O IntegraSUS, plataforma de transparência da Sesa avaliada pela entidade, é atualizada ao logo do dia e o balanço diário é divulgado pela Pasta ao fim da tarde.