Grupo de Contingência realiza reuniões por videoconferência durante pandemia

30 de abril de 2020 - 18:11 # # #

Ascom CGE

O Grupo de Contingência do Estado do Ceará, formado por representantes da SRH, Cogerh, Sohidra, Funceme, Cagece, Defesa Civil e Casa Civil, adotou medidas para minimizar a proliferação dos casos de Coronavírus (Covid-19), sem prejudicar o desenvolvimento das ações. As reuniões semanais presenciais se transformaram em videoconferência.

Os encontros presenciais, que normalmente são realizados nas dependências do Palácio da Abolição, ocorrem agora de forma virtual, com apresentações e discussões sobre temas relacionados a gestão hídrica cearense.

De acordo com o presidente do Grupo de Contingência e secretário dos Recursos Hídricos Francisco Teixeira, as reuniões de trabalho do Grupo não podem parar, principalmente nesse período em que é preciso avaliar os municípios diante da quadra chuvosa favorável. “Com as boas recargas, a quantidade de municípios em criticidade diminuiu, então é preciso fazer as avaliações”.

Durante a reunião desta quinta-feira (30), o presidente da Funceme Eduardo Sávio apresentou a previsão de quadra chuvosa para os meses seguintes, facilitando o trabalho dos técnicos que montam planejamento de ações.

O diretor de operações da Cogerh, Bruno Rebouças, explanou as vazões das Etas Oeste e Gavião e os aportes registrados na Região Metropolitana. Com o apresentado, o grupo avaliou as medidas necessárias a serem tomadas para manter a gestão hídrica confortável. “Eu chamo atenção para o consumo durante esse período e pela nossa sensibilidade em operar de forma a ser confortável para todos”.

Ainda durante a reunião foi avaliado o nível de criticidade de cada município cearense levando em conta as fontes de recursos hídricos e o abastecimento.

Participaram da reunião o secretário Francisco Teixeira, presidente da Cagece Neuri Freitas, superintendente da Sohidra Yuri Castro, presidente da Cogerh João Lúcio Farias, presidente da Funceme Eduardo Sávio, além de técnicos, servidores, diretores e jornalistas.