Conexão Seduc: ação promove diálogos e experiências sobre os estudos domiciliares

4 de maio de 2020 - 16:39 # # #

Bruno Mota - Texto

Com o objetivo de aprimorar a experiência de professores e gestores escolares da rede pública estadual cearense durante o período de distanciamento social, em que as atividades presenciais estão suspensas nas unidades de ensino, a Secretaria da Educação (Seduc) promove uma série de encontros virtuais ao longo do mês de maio, em formato de palestras, colóquios temáticos e fóruns para trocas de conhecimentos. A ação, denominada “Conexão Seduc: diálogos e experiências sobre os estudos domiciliares”, é realizada pela Seduc por meio da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED).

A estratégia do estudo domiciliar tem exigido inovações, adaptações e mudanças na prática pedagógica para professores e estudantes. Os seminários online visam estimular e desenvolver a reflexão crítica e criativa, fomentando boas práticas e comunicação colaborativa. A interação entre educadores acontecerá num espaço formativo aberto.

A programação conta com atividades todas as terças, quartas e sextas ao longo do mês de maio. Além disso, as lives voltadas à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que já vinham sendo realizadas desde março, com conteúdos e dicas para estudantes e professores, continuam sendo transmitidas pela página da Coded/CED no Facebook.

O secretário executivo do Ensino Médio e Profissional da Seduc, Rogers Mendes, avalia a iniciativa como estratégica para a organização das atividades implementadas pelas escolas durante este período. “A Conexão Seduc tem a ideia de fazer uma programação online em que sejam tratados temas caros tanto aos estudantes que estão no movimento de preparação para o Enem, como aos professores, trazendo convidados que irão nos ajudar a entender melhor o contexto que vivemos. Também pretendemos fazer uma disseminação de experiências já em andamento nas escolas estaduais. Tudo isso pode ser uma oportunidade para enriquecer as atividades pedagógicas”, considera.

Programação

Nas terças-feiras, serão transmitidas palestras abertas ao público, ministradas por convidados do meio educacional, por meio do site da Coded/CED. Após cada conferência, os professores interessados poderão participar de fóruns de discussão a respeito do tema apresentado. Para entrar no ambiente do fórum, é necessário realizar inscrição prévia.

Nas quartas-feiras, serão realizados colóquios temáticos, relacionados a áreas diversas da educação, com a mediação de profissionais experientes nos assuntos em questão, sendo oportunidade para esclarecimentos e aprofundamento do saber. Os encontros ocorrerão por meio da ferramenta Google Meet e para participar também é preciso fazer inscrição com antecedência.

Nas sextas-feiras, haverá a transmissão de seminários online com a participação de dois convidados, que poderão ser gestores escolares, professores e estudantes, com vivências relevantes relacionadas aos estudos domiciliares, para compartilhar com todos. As conferências serão mediadas pelos secretários da Educação e poderão ser acompanhadas pelo Facebook da Coded/CED. Os participantes poderão mandar perguntas e sugestões para o e-mail conexaoseduc@prof.ce.gov.br.

Para mais informações, acesse a programação completa.