Descarte correto de máscara evita contaminação e ajuda a preservar meio ambiente

5 de maio de 2020 - 15:18 # # # #

Filipi Dutra - Ascom Hias

Devido à pandemia de coronavírus, as máscaras passaram a fazer parte do vestuário de muitas pessoas. Sejam laváveis ou descartáveis, elas são fundamentais para prevenir a disseminação da Covid-19. Entretanto, além de saber usá-las de maneira adequada, a população precisa fazer o descarte correto de máscaras que não são reutilizáveis, uma atitude importante para a saúde de todos e que ajuda a preservar o planeta.

As máscaras cirúrgicas, por exemplo, não se decompõem facilmente por ter em sua composição o polipropileno, material usado na fabricação de embalagens. “O descarte de máscaras no chão, como qualquer outro dejeto, traz um risco enorme para o meio ambiente. Suja os lençóis freáticos, os mares, e entopem canais, causando alagamentos”, alerta Clara Torres, técnica de segurança do trabalho do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado.

Por estar em contato direto com o nariz e a boca das pessoas, as máscaras podem conter diversos tipos de vírus. Entre eles, o causador da Covid-19. Por isso, é preciso ter cuidado na hora de retirar a máscara. “Somente tocamos a máscara pelas alças ou laços, dependendo do modelo. Se for as de amarrar, desfaz-se os nós, descarta-se e higieniza-se as mãos”, orienta Benedita Eleutério, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Albert Sabin.

Para quem está preocupado com a contaminação do lixo, Benedita tranquiliza. “No caso dos profissionais de saúde, que trabalham em contato direto com pacientes com coronavírus, separa-se as máscaras no lixo contaminado. O restante da população pode fazer o descarte no lixo comum”, afirma.

Viver em um planeta melhor proporciona bem-estar e felicidade às pessoas. Para isso, todos precisam fazer a sua parte, em todos os momentos, inclusive no uso de máscaras. “É necessário que as pessoas tenham a atenção de descartar as máscaras cirúrgicas nos lixos, pois, além de evitar infectar ao próximo, também contribui para a preservação da natureza”, complementa Clara Torres.