Aulas remotas nas Fatecs e CVTECs iniciarão dia 11 de maio

6 de maio de 2020 - 13:42 # # # #

Caroline Avendaño | Ascom Centec

Para dar continuidade às ações educacionais das Faculdades de Tecnologia (Fatec) e Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) e respeitando as medidas de isolamento social determinadas pelo Governo do Ceará, o Instituto Centec iniciará, no dia 11 de maio, a oferta de aulas por meio remoto. Espera-se que as atividades presenciais sejam retomadas imediatamente após o fim do período de isolamento no Estado.

Para verificar o acesso dos alunos às ferramentas necessárias, o Centec realizou uma pesquisa e constatou que cerca de 70% dos discentes possuem acesso à internet por meio de notebook ou smartphone. Os que não possuem, terão seus estudos retomados com os atendimentos presenciais, não sofrendo nenhum prejuízo.

“Estamos levando alternativas para os nossos estudantes, sempre com um olhar positivo para o uso das tecnologias como elementos fundamentais para superar este momento de exceção e mantendo a assistência individualizada. Sabemos que será um desafio e que é necessário um período de adaptação, mas precisamos continuar, na medida do possível, a oferecer ensino de qualidade aos nossos alunos”, explica o presidente do Centec, Silas Alencar.

Entre os dias 4 a 8 de maio, o Centec realiza uma formação sobre ensino remoto com todos os professores, apoiando-os na adaptação dos conteúdos aos novos recursos tecnológicos. “As atividades pedagógicas remotas estão sendo planejadas considerando a carga horária de cada disciplina e, prevendo, inclusive, um atendimento virtual individualizado para que os estudantes possam se organizar para acompanhar as atividades virtuais”, explica a assessora pedagógica, Vanessa Lima.

Os horários das aulas permanecerão os mesmos do calendário acadêmico de cada curso. O Centec criou e-mails institucionais para todos os alunos com matrícula ativa e disponibiliza um vídeo tutorial sobre o uso da plataforma de ensino. Além disso, todas as aulas serão gravadas e enviadas aos alunos por e-mail, WhatsApp e na própria plataforma de ensino, o Google Sala de Aula, que pode ser acessada, inclusive, pelo celular.

Mais informações em www.centec.org.br.