Entrega em domicílio de atividades impressas é alternativa para manter alunos engajados

7 de maio de 2020 - 16:13 # # #

Ascom Seduc - Texto

As ferramentas digitais vêm se mostrando importantes aliadas na realização de aulas remotas durante o período de distanciamento social, em que as escolas estão sem atividades presenciais. Entretanto, outras estratégias também precisaram ser adotadas pelas unidades de ensino para que alguns estudantes não ficassem com conteúdo em atraso, nem perdessem o vínculo com os professores e o núcleo gestor. A Secretaria da Educação (Seduc) reconhece as boas práticas adotadas pelas escolas e lançou a Conexão Seduc, com o intuito de incentivar e compartilhar as experiências exitosas de educadores da rede pública estadual cearense, além de fornecer o apoio técnico necessário.

Na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Getúlio Vargas, no município de Farias Brito, situado na área da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 19, além das diversas ferramentas online utilizadas para manter contato com os estudantes, a solução denominada “Correio do Bem” vem possibilitando a entrega em domicílio de atividades impressas àqueles que não têm acesso à internet, conforme explica a diretora da unidade de ensino, Maria Helena Alcântara.

“Nos estudos remotos, todo recurso tecnológico é bem-vindo. Utilizamos de diversos meios para chegar aos alunos: grupos de Whatsapp, Professor Online, Google Meet, Classroom, Facebook, e Teamlink. Para os que não têm internet, as atividades impressas são outra alternativa orientada pelas Diretrizes da Seduc para este período, pois para toda ocasião, existe uma solução. Assim, o aluno não fica sem estudar”, explica.

De acordo com a diretora, um mototaxista parceiro da escola percorre as comunidades, sempre utilizando equipamentos de proteção individual (luvas, álcool em gel, máscara), entregando envelopes contendo atividades e explicações de conteúdos impressas, mensalmente. Além das tarefas, cada aluno recebe uma mensagem pessoal, ressaltando o quão importante é para a escola.

“Os envelopes nominais contêm atividades, orientações e um recadinho de coração de toda a equipe da Getúlio Vargas. Cabe ressaltar que somos uma escola sede e uma extensão de matrícula na Serra do Quincuncá, distrito do município”, conclui.

Distribuição

No município de Carnaubal, a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Antônio Raimundo de Melo, na área da Crede 5, vem buscando alternativas para o atendimento aos alunos, desde o início da suspensão das atividades presenciais, reconhecendo a diversidade socioeconômica do grupo. Segundo a diretora da unidade de ensino, Ana Cláudia Oliveira, 40% dos estudantes não têm acesso à internet ou não possuem telefone celular ou computador.

“Criamos então o Delivery Armelo. Os professores passaram a produzir um material instrucional, baseado no livro didático, com atividades, explicações e questões exemplo, indicando o conteúdo e as páginas do livro”, observa.

Em relação à entrega dos pacotes, a gestora explica que há diversos agentes colaborando. “Na comunidade de São José, por exemplo, onde temos 18 alunos sem acesso à internet, as atividades são entregues a um pai, que se encarrega de distribuir o material aos demais alunos. Logo que as atividades são concluídas, ele as recolhe e faz a devolução à escola, para correção e retorno dos professores”, cita. Em outras comunidades, a escola conta com o apoio de mototaxistas ou do Professor Diretor de Turma. A ação será estendida também às turmas de Educação de jovens e Adultos (EJA).

“Gostaria de destacar também que, preocupados com os vínculos afetivos e os riscos da evasão escolar em decorrência do distanciamento, as atividades voltadas para as competências socioemocionais ganharam reforço através das redes sociais. Passamos a realizar a campanha Longe dos olhos e perto do coração, em que mandamos e recebemos mensagens de apoio emocional, além do TBT Armelo, que oferece espaço para postagens dos alunos de suas recordações na escola”, conclui Ana Cláudia.