Fique no Lar: parceria entre Governo do Ceará e IFCE estimula vendas online de pequenos negócios

11 de maio de 2020 - 13:50 # # # # # #

Joanna cruz - Ascom Sedet

Sedet e Secitece apoiam uso de ferramenta online para reduzir impactos nas vendas durante a pandemia

Comprar sem sair de casa. Com esse objetivo foi desenvolvida a ferramenta Fique no Lar, pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) de Aracati, que já no início recebeu o apoio do Governo do Ceará através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Agora, a plataforma ganha a adesão da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), responsável por desenvolver ações para ampliação do alcance, divulgação e apoio aos pequenos e médios comerciantes, durante a quarentena.

A ideia é estimular as vendas online, ajudar comerciantes e, assim, reduzir os impactos econômicos causados pela Covid-19. A plataforma funciona desde o início da pandemia e já foi adotada pelos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Pará. Já são mais de 500 estabelecimentos cadastrados.

“Uma das maneiras de minimizar os efeitos adversos provocados pelo advento do Covid-19 é inserir os pequenos negócios aos instrumentos proporcionados pela tecnologia da informação e, em especial, ao comércio eletrônico, de forma a permitir o seu acesso aos clientes, de forma fácil, acessível e segura. Sensível a essa realidade, a Sedet vai buscar ligar as empresas aos seus clientes, contribuindo para elevar sobremaneira o alcance de sua atuação e, por conseguinte, as suas vendas”, afirmou o secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Sedet, Júlio Cavalcante.

Ao acessar o endereço eletrônico www.fiquenolar.ifce.edu.br, a população obtém informações sobre os empreendimentos comerciais e prestadores de serviços essenciais em todo Estado do Ceará. O acesso e o cadastro para empreendedores são gratuitos.

A plataforma Fique no Lar se diferencia pela menor burocracia para que o empreendedor se cadastre. Toda a negociação é feita entre o cliente e o comerciante, e não há intermediação pela ferramenta. O objetivo é dar visibilidade, conectar os consumidores com os pequenos e médios serviços e comércios de cada região, que são os mais afetados pela crise.

“Nesta crise ficou demonstrado que as empresas que estavam mais preparadas para o mundo virtual se adaptaram mais rápido. Os pequenos negócios tem maior dificuldade de recurso para isso e portanto acabaram mais penalizados e na nossa economia do Ceará representam a maior parte das ocupações do estado. Esta iniciativa do IFCE em parceria com a Sedet é fantástica para colocá-los no jogo de novo”, ressaltou o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo da Sedet, Kennedy Vasconcelos.

O Fique no Lar também conta com a versão de aplicativo para celular android e em breve estará disponível para o sistema operacional IOS.