É falsa postagem que aponta menos mortes por doenças respiratórias em 2020 em relação ao ano passado

12 de maio de 2020 - 10:01 # # # #

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) esclarece que é falso o levantamento que circula na internet comparando o número de óbitos por doenças respiratórias de 16 de março de 2019 a 10 de maio de 2019 com o mesmo período de 2020. Na realidade, o autor da publicação mente ao utilizar as informações disponíveis, pois inclui doenças e situações que não são características de doenças respiratórias na contagem, além de usar dados de uma plataforma desatualizada.

A postagem leviana usa dados do Portal de Transparência do Registro Civil, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Porém, contabiliza dados de doenças outras e não apenas óbitos por doenças respiratórias. Doenças respiratórias são: Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), Pneumonia, Insuficiência Respiratória, e a partir de 2020 a Covid-19. No referido portal, no período de 16/03/2019 a 10/05/2019 foram registrados 1.976 mortes com essas características, enquanto no mesmo período de 2020 já foram 2.586 óbitos por essas doenças respiratórias.

Apesar desses dados disponíveis, a Sesa esclarece que a publicação é falha ao utilizar dados do Registro Civil para fazer a comparação. Isso porque, a partir da Portaria Conjunta nº 01 de 30 de março de 2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Ministério da Saúde (MS), não há necessidade imediata da Certidão de Óbito (Registro Civil) durante a situação de pandemia do coronavírus, podendo esta ser emitida em até 60 dias. Logo, os dados da plataforma de transparência utilizado para embasar a postagem não estão atualizados.

A Sesa informa que no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde (MS), plataforma que é alimentada com informações fornecidas com a Declaração de Óbito (DO) e não com as certidões emitidas pelos cartórios, já é possível perceber que mais pessoas vieram a óbito em 2020 que em 2019 no Estado em decorrência de doenças respiratórias, o que comprova a gravidade do cenário enfrentado atualmente. A publicação demonstra o desconhecimento e a má intenção de quem elabora e propaga informações falsas como essa, buscando confundir o cidadão e atentando contra a saúde pública.