Empreendedores aprovam qualidade do licenciamento da Semace

12 de maio de 2020 - 12:40 # # # #

Ascom Semace - Texto e Foto

Empreendedores públicos e privados estão satisfeitos com o serviço de licenciamento prestado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). É o que diz a pesquisa de opinião divulgada, nesta terça-feira (12), pela autarquia. A sondagem realizada anualmente em parceria com o Banco Mundial ouviu clientes que usaram o sistema de licenciamento eletrônico da Semace, em 2019. O objetivo foi avaliar o grau de satisfação do empreendedor e identificar pontos que podem ser aperfeiçoados no atendimento.

Cinco itens foram avaliados. O checkist, que é orientação relacionada à documentação exigida para requerer a licença, obteve aprovação de cinco estrelas, numa escala que vai até cinco. Transparência, comunicação, sistema on-line e análise técnica ficaram com quatro estrelas cada item. “Ficaram acima da média dos últimos anos”, comemorou o diretor de Tecnologia da Semace, Tiago Bessa.

De acordo com Bessa, a participação dos clientes na pesquisa aumentou 60%, em relação ao levantamento anterior, de 2018. “Tivemos, em média, 660 respostas completas, frente a 350-400 respostas completas, no ano de 2018”, explicou. “Os resultados ajudam a melhorar o atendimento, no que se refere à simplificação, à rapidez, à redução de custos e à transparência”, completou.

Veja a pesquisa completa aqui.

Metodologia

A Semace realiza pesquisas de satisfação, desde 2016. Nesta terceira edição da sondagem, os questionários foram encaminhados por e-mail, entre os dias 13 a 31 de Janeiro passados, a 2.036 clientes que usaram o sistema de licenciamento eletrônico Natuur, durante 2019. A amostra foi de 660 questionários respondidos, o que corresponde a uma participação 60% superior à da pesquisa anterior.