Secretaria da Saúde informa que é falsa a notícia sobre queda no número de casos de Covid-19

12 de maio de 2020 - 13:45 # # # #

Diferentemente do que propõe matéria que circula na internet, na qual alega uma queda no número de casos de Covid-19 entre os dias 8 a 11 de abril, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) esclarece que a informação é falsa.

Segundo os dados do IntegraSUS, plataforma de transparência de dados da Sesa, no dia 8 de abril, foram registrados 232 novos casos de Covid-19, 26 ocorrências a mais que no dia anterior. Nos dois dias seguintes, 9 e 10, o aumento foi de, respectivamente, 14 e 87 casos.

No último dia deste intervalo destacado pela matéria, 11 de abril, houve uma queda na quantidade de novos registros. Naquele dia, foram 28 casos a menos, totalizando 305, o que, apesar da queda, é superior aos dois primeiros dias deste intervalo.

A Sesa pede que os cearenses sigam vigilantes e atentos às orientações das autoridades sanitárias. A disseminação da Covid-19 é uma preocupação global. Até o momento não temos tratamento ou vacina para a doença, mas é importante não entrar em pânico e ter cuidado com notícias falsas. Busque sempre informações em órgãos internacionais e nacionais confiáveis, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

É importante que a população siga os cuidados de lavar as mãos frequentemente, evitar aglomerações e muito contato pessoal, proteger boca e nariz ao espirrar e tossir, evitar tocar nos olhos, nariz e boca, não compartilhar objetos pessoais e buscar ajuda médica apenas se necessário, em casos de falta de ar.