Agricultores e consumidores ganham mais liberdade para promover vendas online

13 de maio de 2020 - 14:41 # # #

Ascom SDA - Texto e Foto

O Portal da Agricultura Familiar já recebe o cadastro direto de agricultores familiares interessados em divulgar produtos e promover vendas. Atualmente, a ferramenta da Secretaria do Desenvolvimento Agrário contabiliza mais de 14 mil produtores rurais e 86 cooperativas cadastradas por meio de atendimento da Ematerce. O espaço virtual ainda disponibiliza um mecanismo de busca para facilitar que clientes encontrem produtos ofertados por cidade, região ou cooperativa da própria preferência.

“O Portal da Agricultura Familiar é a ferramenta adequada para promoção do fortalecimento da agricultura familiar no âmbito regional, territorial e municipal, criando uma real perspectiva de renda no momento em que vidas são ainda mais importantes”, defende o secretário De Assis Diniz citando a pandemia e a proibição das feiras públicas. “Em poucos cliques, produtores e consumidores entram em contato entre si, negociam preços, condições de entrega e medidas de segurança”.

Desde a segunda quinzena de março, a SDA estimula alternativas de comercialização em diversas regiões do Estado. São exemplos de vendas on-line os casos da Feira da Reforma Agrária, do delivery da Cooperfam, da Feira Virtual de Quixeramobim, do artesanato feito com a palha da carnaúba em Morrinhos e a venda de bolos e doces em São Benedito. Outras alternativas são a fabricação de máscaras pelas famílias do Projeto Paulo Freire e por grupos de quilombolas em seis municípios cearenses.