Governo do Ceará lança edital para ampliar realização de exames laboratoriais

13 de maio de 2020 - 16:10 # # # #

Ascom Sesa Texto
Jeorge Farias Arte gráfica

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lança chamamento público voltado à contratação de empresa especializada em testes para a detecção de coronavírus. A seleção é destinada a pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos. Os interessados devem encaminhar as propostas comerciais para e-mail até o dia 16 de maio.

Publicado no Diário Oficial do Estado do dia 11 de maio, o edital especifica que os exames a serem realizados devem ser do tipo RT-PCR, feito a partir de secreções coletadas das vias respiratórias (nariz e garganta), por meio de sonda ou do swab, uma espécie haste de plástico com algodões nas pontas. Os testes serão destinados a pacientes com suspeita ou contaminação por Covid-19 em Fortaleza e na Região Metropolitana. Os resultados dos exames estarão disponíveis na internet.

Poderá participar da seleção toda e qualquer pessoa jurídica idônea, que disponha de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os empregados que farão parte da execução dos serviços, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

As empresas participantes devem estar com credenciamento regular no Cadastro de Fornecedores da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Ao enviar a proposta, é necessário informar, por exemplo, o valor do teste por unidade e a capacidade diária de realização de exames. Será levado em conta o menor preço unitário em conformidade com o termo de referência, já com todos os custos inclusos.

Acesse aqui o Edital

 

 

Ouça:

A secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, destaca a importância desse tipo específico de teste.

Magda Almeida fala sobre a importância do edital e sobre o limite da capacidade de ampliação da estrutura do Governo do Ceará para a testagem do coronavírus.

Segundo a secretária executiva, a contratação de empresa especializada vem agilizar a capacidade de testagem e melhorar o controle dos surtos no estado.