Bebê prematuro recuperado de Covid-19 recebe alta no Hospital Regional Norte

15 de maio de 2020 - 15:50 # # # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN

Com apenas um ano e três meses de vida, Francisco Bernardo Cid Lopes já tem muita história para contar. Nascido prematuro de 27 semanas, o bebê passou por quatro reinternações em razão de complicações cardiorrespiratórias. No dia 30 de abril, mais uma vez a criança precisou ser internada. Desta vez, por ter sido diagnosticada com coronavírus.

Após um período de tratamento na Clínica Pediátrica do Hospital Regional Norte (HRN), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado, Bernardo evoluiu bem e recebeu alta na última terça-feira (12). Sob aplausos da equipe, a criança foi para casa nos braços da mãe, a dona de casa Luiza Luana Furtado Cid Lopes, 32, com uma placa que trazia a frase “sou prematuro extremo e venci a Covid-19″.

Luana conta que morava no Rio de Janeiro e chegou ao Ceará no dia 20 de abril para morar próximo à família em Hidrolândia, a 118 km de Sobral. “Muito complicado ver meu filho hospitalizado porque ele já foi internado algumas outras vezes e a gente fica apreensiva, angustiada. Na mentalidade de uma mãe, o medo é que seu filho não sobreviva. Tomei um susto, mas agradeço porque ele recebeu um bom atendimento”, ressalta Luana Cid.

Prevenção

Segundo a médica pediatra do HRN, Thais Saldanha, estudos iniciais mostram que crianças com comorbidades cardiorrespiratórias estão mais suscetíveis a complicações decorrentes da Covid-19. Portanto, os casos suspeitos da doença devem ser encaminhados para uma unidade hospitalar se houver agravamento dos sintomas. “Em caso de dificuldade para respirar ou sinais de desidratação, como diminuição da diurese, recusa de líquidos, irritabilidade ou sonolência excessiva”, afirma.

A médica explica que o distanciamento social é fundamental para reduzir o risco de contaminação das crianças. “O mais importante é respeitar a medida, evitando não só o contato direto das crianças com outras pessoas, mais também de seus cuidadores. Em caso de extrema necessidade de sair do domicílio para consultas médicas, por exemplo, crianças maiores de dois anos também devem usar máscara e seguir todas as recomendações de higiene preconizadas pelo Ministério da Saúde”, completa.

 

Ouça:

Segundo Luana, o medo que sentia era a possibilidade de perder o filho, mas ela destaca o atendimento que o filho recebeu.

De acordo com a médica pediátrica do HRN, Thais Saldanha não existe tratamento específico do coronavírus para pacientes prematuros. Ela destaca que crianças com comorbidades merecem um suporte maior.

A médica Thais Saldanha explica sobre a importância do cuidado com as informações sobre tratamentos e medicações e recomenda os cuidados no distanciamento social.