HGWA capacita cerca de 500 colaboradores para enfrentamento à Covid-19

15 de maio de 2020 - 12:36 # # #

Edwirges Nogueira - Ascom do HGWA - Texto
Ascom do HGWA - Foto

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) já capacitou cerca de 500 colaboradores para o enfrentamento à Covid-19. A unidade da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, deu início aos treinamentos em março, com a capacitação sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“Como o vírus é de fácil propagação, saber colocar e retirar os EPIs é essencial para a proteção dos colaboradores. Nos treinamentos, abordamos ainda os cuidados com a organização do fluxo de atendimento e com o mobiliário dos espaços de trabalho para observar situações em que pode haver contaminação”, explica Juliana Vieira, enfermeira responsável pelo Programa de Educação Permanente do HGWA.

Os treinamentos são realizados pelo Centro de Estudos em parceira com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Além dos profissionais da assistência, a equipe do Serviço de Higienização, vinculado ao SCIH, também participou das capacitações voltadas ao uso dos EPIs.

“Nesse momento de pandemia, nosso serviço precisa estar bem alinhado. Passar pelo treinamento foi importante para nos dar mais segurança na colocação e, principalmente, na retirada dos EPIs, onde há maior risco de contaminação”, ressalta a auxiliar de serviços gerais Lorena Moura.

Os cursos abordam, ainda, especificidades do atendimento a casos suspeitos e confirmados de coronavírus. A agenda atual de treinamentos inclui, por exemplo, técnicas de intubação, de extubação e aspiração e coleta de exames em pacientes. As aulas contaram com a participação de cerca de 200 pessoas.

Residentes

O HGWA foi responsável pelo treinamento de um grupo de residentes em pediatria geral da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). A parceria possibilitou a capacitação de 12 médicos sobre paramentação e desparamentação de EPIs e intubação de casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

Interior

No Hospital Regional Norte (HRN), unidade da rede estadual, os treinamentos também são realizados de forma contínua. Atualmente, estão sendo abordadas técnicas de intubação orotraqueal e ventilação mecânica com foco no atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19.

“O objetivo da capacitação é aprimorar as habilidades técnicas de intubação orotraqueal e ventilação mecânica diante do atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19. É um procedimento com grande potencial de contaminação para os profissionais e, por isso, reforçamos a importância da utilização dos EPIs, seguindo a ordem correta de paramentação e desparamentação”, explica Brunna Costa, coordenadora do Centro de Estudos do HRN.