Projeto Virando o Jogo retoma atividades com os jovens em plataforma de educação virtual

15 de maio de 2020 - 17:37 # # # #

Igor Cavalcante - Ascom ViceGov

As atividades do Projeto Virando o jogo, iniciativa do Programa Superação, retornaram virtualmente nesta sexta-feira (15). Desde março, as ações presenciais estavam suspensas devido à pandemia da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). O projeto passa a ser executado na plataforma online Educação Livre (EduLivre). Assim, não se coloca em risco a segurança e a saúde dos 946 jovens atendidos.

Em reunião virtual nesta tarde, a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, falou sobre a reabertura das atividades e a parceria com a comunidade EduLivre. “Já tínhamos o desejo de que os jovens tivessem também a oportunidade de aprendizagem virtual, agora isso se apresenta em um momento muito necessário. Estávamos preocupados com a descontinuidade das atividades, então esse recurso para agregar os jovens veio em uma hora muito oportuna”, ressaltou.

No encontro virtual desta sexta-feira (15), os técnicos e monitores que atuam nas comunidades passaram por uma capacitação para que possam atuar como mentores na plataforma virtual. Já os jovens terão acesso às atividades a partir de 1º de junho. Conforme explicou Jéssica Stepherson, gestora do EduLivre, o conteúdo previsto para as aulas presenciais do Virando O Jogo foi transformado e adaptado para que seja possível acessá-lo de casa.

As formações incluem empreendedorismo, carreira profissional e relacionamento interpessoal, além de temas pertinentes à juventude, como formação cidadã, identidade, organização coletiva e projeto de vida. “O EduLivre foi pensado inicialmente para esse público (jovens que não estudam e não trabalham), por isso temos uma linguagem voltada para ele. Nossa plataforma apresenta isso de uma forma pertinente e conectada com as perspectivas desses jovens, a realidade deles”, disse.

Covid-19

Conforme Carla da Escóssia, assessora de projetos especiais da Vice-Governadoria do Ceará, as atividades incluem também orientações sobre como se proteger do novo coronavírus. “Esses jovens já vivem em situação de vulnerabilidade, com o cenário de pandemia, precisamos nos comunicar com eles, mostrar que vamos caminhar juntos, que vamos estender a mão”, disse na reunião desta sexta-feira.

Para minimizar os efeitos financeiros da pandemia, o Governo do Ceará também já garantiu o pagamento da bolsa para os jovens atendidos no Virando O Jogo, além do tíquete do vale-gás social.

 

 

Ouça:

Em reunião virtual nesta tarde, a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, falou sobre a reabertura das atividades e a parceria com a comunidade EduLivre.