Boa alimentação e hábitos saudáveis fortalecem sistema imunológico contra infecções

18 de maio de 2020 - 15:56 # # # # # #

Edwirges Nogueira - Ascom ESP-CE - Texto
Fábio dos Santos - Arte Gráfica

A boa alimentação sempre esteve associada à saúde e ao bem-estar. Por isso, em tempos de pandemia, é fundamental continuar mantendo hábitos alimentares saudáveis. A orientação é da nutricionista Fernanda Fernandes, do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado.

“É importante ressaltar que não existe qualquer alimento ou suplemento capaz de inibir o novo coronavírus. No entanto, fortalecer o sistema imunológico é uma importante medida para que o organismo lide melhor com as consequências da Covid-19, caso a pessoa venha a ter a doença”, destaca.

Para conseguir criar e manter hábitos saudáveis, a profissional indica escolher alimentos com alto valor nutricional, como sucos e saladas de frutas e verduras, além do consumo de alimentos in natura.

Ainda segundo a nutricionista, outro grupo de alimentos importante abrange os anti-inflamatórios e antimicrobianos naturais, como alho, limão, gengibre, cúrcuma, canela, inhame, dentre outros.

Além da alimentação, Fernanda destaca a adoção de práticas diárias que ajudam na melhora da imunidade. Manter um sono regular é uma das dicas. “O descanso do corpo e da mente tem papel fundamental na produção hormonal que influencia na imunidade. Estresse, pânico, medo e ansiedade contribuem para a produção de cortisol, que é um hormônio que age no nosso corpo como imunodepressor.”

Nesta linha de ação, ela indica que as pessoas busquem atividades que tragam tranquilidade, como ler livros, assistir a filmes, meditar ou fazer exercícios leves em casa.

Fernanda também pede que as pessoas reduzam ou, se possível, suspendam o consumo de álcool, drogas e tabaco e evitem realizar dietas restritivas. “Esse tipo de dieta reduz a imunidade. O momento atual é de fortalecimento da saúde e do sistema imunológico. Deixe a perda de peso para outro momento”, completa.