Mais de 1.300 famílias de Fortaleza já receberam seus Vale Gás

18 de maio de 2020 - 18:11 # # #

Ascom Casa Civil - Texto e Foto

Mais de 1.300 famílias já foram aos CRAS de Fortaleza receber o Vale Gás Social até a tarde desta segunda-feira (18). Apenas no CRAS Barra do Ceará, foram 427 famílias que já buscaram o benefício. Ao todo, são 11 mil famílias em Fortaleza que serão beneficiadas, neste primeiro lote, com o projeto do Governo do Ceará que entrega uma recarga de gás para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade no enfrentamento ao coronavírus. O benefício é executado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

Ana Paula Silva é uma das beneficiárias que já esteve no CRAS João XXIII para receber seu tíquete. Mãe de três filhos, ela conta “estar parada” e afirma que o tíquete será uma grande ajuda para o sustento da família. Em todo o Estado, são mais de 245 mil famílias beneficiadas. Todos os municípios cearenses já receberam o primeiro lote de tíquetes e já estão entregando às famílias.

De acordo com a Nacional Gás, empresa responsável pela recarga de bojão aos beneficiários, até as 15h desta segunda, mais de oito mil recargas já haviam sido validadas em todo o Estado nas revendas autorizadas.

Moradora de Palhano, Edimara Soares comemora já ter sido contemplada com o benefício. Com seu bebê no colo, ela destaca que o dinheiro do gás vai possibilitar uma economia que já ajuda a comprar outros alimentos e algum remédio que necessite.

A titular da SPS, Socorro França, destaca que sensibilizar os municípios para que a entrega ocorra atendendo às orientações de saúde foi uma das preocupações da SPS. “Nossa parceria com os municípios foi muito forte nesse processo. Todos se mostraram solidários e empáticos aos cuidados contra o coronavírus. Tivemos um forte engajamento das secretarias municipais de assistência social e das assistentes sociais que estão nas prefeituras. Temos casos maravilhosos de organização e atenção à população vulnerável”, conta.

No município de Paramoti, Tânia Maria recebeu o vale em casa. Beneficiária do Bolsa Família, ela conta que nem sempre tem dinheiro para a compra do gás. “Quando o gás falta, eu cozinho na lenha”, destaca ela, que é a única responsável pelo sustento da casa. O alívio é também sentido por Ana Célia, moradora de Itarema: “Esse dinheiro que vou poupar no gás, eu vou comprar de alimento para mim, meu esposo e meus filhos”.

Com o vale gás em mãos, os beneficiários devem procurar a Nacional Gás para efetuar a troca. As formas de troca são ir direto a uma revenda da Nacional, ligar para a revenda do seu município e agendar atendimento, ou entrar em contato com os canais de atendimento da Nacional Gás como o 0800-702 1200. O beneficiário deve estar com o tíquete preenchido e com um botijão vazio para efetuar a recarga.