Empresas e instituições tomam iniciativas solidárias para ajudar comunidades durante a pandemia

19 de maio de 2020 - 10:30 # # # # # #

Darlan Moreira - Ascom Sedet

Em meio a situações de crise sanitária e econômica, como a que está sendo vivenciada atualmente em decorrência do novo coronavírus, muitas pessoas, empresas ou instituições adotam ações propositivas para tentar enfrentar as adversidades com mais coesão social e solidariedade.

Nesse momento difícil, convém destacar iniciativas espontâneas do segmento empresarial no sentido de colaborar com a não expansão do vírus ou auxiliar famílias e comunidades no entorno de suas instalações – ou até de outras regiões. São empresas de setores diversos que compreendem a gravidade da situação e estão agindo de maneira proativa.

No segmento de turismo, um dos mais afetados, há iniciativas como a do Beach Park, que já doou 30 toneladas de alimentos para famílias que residem próximo às suas instalações e trabalha para arrecadar outras 20 toneladas com o intuito de ampliar seu raio de ação solidária. Iniciativa parecida parte da agroindústria Betânia, que está doando 250 toneladas de produtos lácteos.

O grupo Cimento Apodi segue o mesmo curso. Está doando máscaras de tecido para a comunidade de Bom Sucesso, no município de Quixeré, onde atua e vai fornecer 300 outras de acetato para as prefeituras de Russas e Limoeiro do Norte e Quixeré. Além disso, inclui no pacote também o município de Morada Nova, que vai receber 25.800 máscaras de TNT.

A Usina Termelétrica Pecém, do grupo EDP, também optou por ações propositivas, doando R$ 130 mil em equipamentos de proteção para a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). “Estamos mobilizados em prol da sociedade e preservação de vidas”, resumiu Luis Gouveia, diretor de Pessoas, Tecnologia e Sociedade da empresa, com atuação em outros estados.

Outras pessoas e empresas vêm colaborando de formas diferentes. A Aço cearense, por meio do seu instituto (IAC), compreendendo a dificuldade dos profissionais dos músicos doou uma tonelada de alimentos para o projeto Sons do Bem. Além disso, está colaborando com comunidades em Caucaia (CE) em Marabá e São Bento, no Pará e Tocantins, respectivamente.

Outras empresas e instituições também estão tendo ação abrangente, compreendendo que o problema não se resume a um município, estado ou região e o que importa nesse momento é colaborar no que for possível. Assim tem agido o Instituto Nordeste Cidadania (Inec), que distribuindo 4 mil cestas básicas no Ceará, Piauí, Alagoas e Sergipe.

Muitas empresas, de setores diversos, decidiram arregaçar as mangas e fortalecer uma rede de solidariedade nesse momento crítico – mesmo aquelas que também estão tendo perdas econômicas nesse instante – pois compreendem que a vida está acima de todos os valores. Elas se somam a uma rede de solidariedade alimentada por pessoas e outras instituições.

“Mesmo com dificuldades, creio que há muita gente e empresas propensas a colaborar, seguir recomendações dos profissionais da saúde, assumir protagonismo em termos de solidariedade. E isso, nesse momento crítico, é importante para animar os gestores estaduais”, avalia o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, Maia Júnior.