Trabalhadores da saúde têm atendimento psicológico exclusivo na plataforma online Plantão Coronavírus

19 de maio de 2020 - 17:06 # # # # #

Ascom do Gabinete da Vice-Governadora

Buscando garantir suporte mental ágil aos profissionais que estão na linha de frente de combate à Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), o Governo do Ceará passa a oferecer, a partir desta terça-feira (19), atendimento exclusivo a esses trabalhadores no Plantão Coronavírus. O projeto é da Secretaria da Saúde (Sesa) acelerado pelo Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado. Médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, motoristas de ambulância e cozinheiros de hospital, por exemplo, já podem acessar a plataforma virtual para conversar com os psicólogos.

Quando eles buscarem o atendimento online, haverá a opção “apoio psicológico aos trabalhadores da saúde (4)” e o departamento “psicólogos (trabalhadores da saúde)”. “Começamos hoje (terça-feira), às 7 horas. O atendimento estará disponível todos os dias, até meia-noite. Nosso foco é pegar todo o pessoal da saúde, médicos, fisioterapeutas, técnicos e enfermeiros, e o pessoal do apoio, como motoristas, vigilantes e maqueiros. Todos eles estão vivendo um momento ímpar”, disse Adriano de Sousa, coordenador na Coordenadoria da Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Copom), da Sesa.

Mudanças

Desde que foi lançado, no início de abril, o Atendimento Online do Plantão Coronavírus oferece atendimento mental à população (incluindo profissionais da saúde). Ao todo, foram realizados 1.694 atendimentos por psicólogos e psiquiatras até esta terça-feira.

Para oferecer o serviço focado nos trabalhadores que atuam na linha de frente contra o vírus, a Sesa capacitou, na última quinta-feira (14), cerca de 500 psicólogos da rede pública para o atendimento em primeiros socorros psicológicos durante a pandemia de Covid-19. Parte desse grupo foi designado para atender no Plantão Coronavírus. Quando o trabalhador buscar a assistência na plataforma, ele terá contato, inicialmente, com os psicólogos por meio do chat. Em seguida, será direcionado para uma teleconsulta.

“Estamos oferecendo uma consulta terapêutica para essas pessoas que estão na linha de frente do combate à doença. Para isso, vamos levar em conta todo o fluxo de trabalho, as ausências familiares e as situações que estão exigindo mais desses trabalhadores”, disse o coordenador do Copom.

Atendimento ágil

Além do contato direto pela plataforma virtual, os profissionais também podem solicitar o atendimento pelo Whatsapp. “Queremos que eles aproveitem os intervalos de tempo que antes ficavam sozinhos com suas angústias, chorando, sem tem com quem falar. Estamos oferecendo profissionais de saúde mental dispostos a fazer a escuta e compartilhar esse momento”, explicou de Sousa.

Segundo ele, inicialmente o atendimento será virtual para preservar a saúde tanto dos pacientes quanto dos psicólogos, além de garantir agilidade na assistência. Contudo, de acordo com o coordenador, futuramente o acompanhamento poderá ser feito presencialmente.

Plantão Coronavírus

Whastapp: (85) 9 8439-0647

TeleSaúde: 0800 275 1475

Site: coronavirus.ceara.gov.br

 

Ouça:

Adriano de Sousa é coordenador na Coordenadoria da Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Copom), e explica como funciona o atendimento.