Iniciativas criativas e Portal da Agricultura Familiar são destaque em encontro de gestores de agricultura

21 de maio de 2020 - 17:17 # # # # # #

Ascom SDA - Texto e Foto


Um dia após o anúncio da manutenção das regras de isolamento social feito pelo governador Camilo Santana, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário reuniu secretários e secretárias municipais de agricultura de todo o Estado. Liderados pelos executivos estaduais De Assis Diniz e Zé Leite Cruz os encontros ocorreram nesta quinta-feira (21) por videoconferência.

O objetivo da SDA é alinhar, até amanhã, sexta-feira (22), estratégias desenvolvidas no Sistema Estadual de Agricultura durante o período de isolamento. Pela manhã estiveram reunidos os gestores das regiões do Cariri, Centro Sul, Inhamuns e Sertões de Crateús. A tarde foi a vez dos secretários do Vale do Jaguaribe, Sertão Central, Sertão de Canindé, Litoral Leste e Maciço de Baturité.

Na pauta do primeiro dia de reuniões foram destaque a apresentação do Portal dos Produtos da Agricultura Familiar e o atendimento virtual da SDA e da Ematerce. “Queremos alcançar o máximo engajamento de todos aqueles que fazem da agricultura cearense nesta plataforma como sinal concreto do nosso apoio ao setor da agricultura familiar que enquanto atividade econômica também sofre os efeitos da pandemia com a paralisação de feiras”, explica De Assis. Com a proibição de aglomerações em espaços públicos como feiras, a meta é incentivar o comércio criativo nos municípios através de feiras online.

De acordo com o secretário de agricultura do Crato, Carlos Freires, o encontro foi importante para firmar iniciativas inovadoras. “Temos nos planejado para muito em breve lançarmos uma feira, estamos quase finalizando a proposta, mas vendo que temos um portal à nossa disposição é mais um aliado e temos certeza que vai ser muito produtivo”, confirma.

Foram acertadas com os representantes municipais as próximas tratativas dos projetos de Peixamento, Repalma, Rotas de Integração, São José e Paulo, do Programa de Aquisição de Alimentos, Garantia Safra e a campanha de vacinação da aftosa.

Nesta sexta-feira (22) uma nova etapa com os representantes municipais será realizada com secretários da Serra da Ibiapaba, Litoral Oeste/Vale do Curu, Sertão de Sobral, Região Metropolitana e Litoral Norte.