Projeto Paulo Freire avalia impactos da Covid-19 por meio de pesquisa virtual

21 de maio de 2020 - 18:04 # # #

André Gurjão e Bernardo Lucas - Ascom SDA Texto
Marcos Vieira Foto

Até o dia 5 de junho, 1.600 famílias atendidas pelo Projeto Paulo Freire respondem uma pesquisa virtual sobre os impactos econômicos e sociais da Covid-19. O levantamento avalia renda e produção agrícola, papel das associações comunitárias e impactos sociais da pandemia nos territórios do Cariri Oeste e sertões de Sobral e dos Inhamuns. A aplicação do formulário contendo 24 perguntas é acompanhada pelas setes entidades que prestam Assistência Técnica Contínua pelo Paulo Freire.

A preparação para a pesquisa remota envolveu a divulgação de podcasts e tutoriais voltados para capacitação e orientação das equipes técnicas que acompanham as famílias beneficiadas com acesso à celular e internet. No caso daquelas que não dispõem de acesso à tecnologia, a pesquisa é aplicada por meio de ligação telefônica. A sensibilização, mobilização e orientação foi desenvolvida pelos jovens do projeto.

Junto à equipe de Monitoramento e Avaliação do Projeto, a Rede de Jovens Comunicadores(as) do PPF produziu quatro podcasts, garantindo diversidade de gênero e identitária das regiões. A Assessoria Técnica Contínua é executada pelas entidades: Centro de Estudos e Assistência às Lutas do Trabalhador (Cealtru), Centro de Estudos do Trabalho eAssessoria ao Trabalhador (Cetra), Cáritas Diocesana de Crateús, Centro de Pesquisa e Assessoria Esplar, Instituto Antônio Conselheiro (IAC), Instituto Flor do Pequi e ONG Cactus.