Centro de Referência e Apoio à Mulher promove atendimento a vítimas de violência doméstica na quarentena

22 de maio de 2020 - 13:47 # # #

Ascom SPS - Texto

A pandemia expôs ainda mais uma das dimensões da desigualdade de gênero: a violência doméstica contra a mulher. Em tempos de isolamento necessário, muitas mulheres se veem expostas no ambiente que deveria ser o mais acolhedor: sua casa. Para garantir acolhimento e apoio a este público, o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Ceram), espaço ligado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), segue com atendimento e escuta ativa para que nenhuma voz seja silenciada. Se precisar de ajuda, ligue no 3108-2966.

Funcionando na Casa da Mulher Brasileira, o Ceram também auxilia no encaminhamento das mulheres ao abrigamento, quando necessário. “Nós contamos com uma equipe composta por psicóloga, assistente social e advogada, que no momento estão atendendo remotamente, 24 horas por dia. Quando identificamos casos que necessitam do abrigamento, acionamos imediatamente nossa equipe para que possamos realizar os encaminhamentos necessários”, destaca a coordenadora do Ceram, Marta Lacerda.

Em tempos de pandemia, o Centro adotou os procedimentos de segurança e, quando necessário o abrigamento, é feito o teste de detecção da Covid-19 para que todos os cuidados no enfrentamento ao vírus sejam assegurados.

A secretária-executiva de Políticas para Mulheres da SPS, Denise Aguiar, observa que o Ceram é mais um dos equipamentos que têm assegurado o funcionamento da rede de atenção à mulher nesse período. “Nós seguimos com atendimento presencial, 24 horas por dia, com a Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza. Todos os demais órgãos que funcionam dentro da Casa estão com atendimento remoto. Quero dizer às mulheres cearenses que elas não estão sozinhas e que a causa delas é nossa também”, completa Denise Aguiar.

“A violência psicológica é tão perversa quanto a física. Temos observado que a maiorias das mulheres têm dificuldade de identificar principalmente as agressões psicológicas, que podem levar a agressões físicas e até feminicídio. O que acontece muitas vezes é que elas se sentem culpadas e são desestimuladas a fazer as denúncias”, explica a secretária, que lembra da importância dos serviços de escuta e apoio psicológico durante o isolamento social.

A orientação para as mulheres que se encontram no interior do Estado é que procurem antes os serviços de assistência dos próprios Centros de Referência da Mulher (CRM) de seu município ou Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Para entrar em contato com o CERAM, você pode ligar no telefone (85)3108.2966 ou no celular (88)9935.5102 ou enviar um e-mail para o endereço eletrônico: ceram@sps.ce.gov.br