Construção de redes de cuidados é tema da 4ª edição do Escola: Espaço de Reflexão

22 de maio de 2020 - 17:51 # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, entre os dias 25 e 29 deste mês, a 4ª edição do “Escola: Espaço de Reflexão”, iniciativa que busca mobilizar as escolas da rede pública estadual em torno da formação crítica e reflexiva dos estudantes, por meio da abordagem de assuntos que promovam o respeito às diferenças, à diversidade e aos direitos humanos. Neste ano, o evento traz como tema “Construindo Redes de Cuidados e Autocuidados”. Para acessar o roteiro e fazer a inscrição, acesse aqui.

A ação será promovida de maneira virtual e está aberta à participação de toda a comunidade escolar. A programação, realizada sempre no período da tarde, inclui webinars, mesas e oficinas temáticas, tendo como debatedores professores, gestores e estudantes convidados.

A edição deste ano acontece em um contexto desafiador, provocado pelo distanciamento social coletivo. As alterações que incidem na sociedade impactam a dinâmica não apenas no cenário educacional, mas alteram a maneira de agir, sentir e relacionar das pessoas perante o novo cotidiano e as perspectivas futuras. Nesse sentido, a reflexão sobre o cuidado surge como necessidade premente: cuidado consigo, com o outro, com o planeta.

Os diálogos propostos na programação refletirão como as relações de cuidado podem contribuir para o bem-estar geral e a promoção de atitudes positivas, proativas e responsáveis perante o contexto educacional atual.

Ao longo do mês de maio, a Secretaria vem realizando a “Conexão Seduc: diálogos e experiências sobre os estudos domiciliares”, ação que promove uma série de encontros virtuais em formato de palestras, colóquios temáticos e fóruns para trocas de conhecimentos. O seminário Escola: Espaço de Reflexão, em 2020, está inserido neste plano.