Formação de visitadores do Primeira Infância no Suas/Criança Feliz ocorre virtualmente

22 de maio de 2020 - 13:44 # # #

Ascom SPS - Texto

O Estado do Ceará é referência nacional na execução dos programas de desenvolvimento à primeira infância. Fortalecendo a qualidade dessas ações, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) reúne 114 visitadores do programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz para capacitação e aperfeiçoamento da metodologia no Cuidado ao Desenvolvimento da Criança (CDC). As oficinas são todas virtuais e já começaram, seguindo até 5 de junho, das 14h às 17h. O Criança Feliz integra as ações do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana.

A titular da SPS, Socorro França, destaca que a continuidade das ações da assistência social é fundamental nesse período de enfrentamento ao coronavírus. “Estamos preparando os técnicos para enfrentarem esse novo momento que a pandemia nos impôs e o cenário que deve se desenhar quando ela passar”, destaca.

As práticas da capacitação tiveram uma primeira formação nos meses de fevereiro e março. Cento e oitenta pessoas de 31 municípios foram qualificadas. Nesta semana, o programa iniciou novas capacitações, agora virtuais, para supervisores de 38 municípios. As turmas seguem uma carga horária de três horas de curso, divididos em cinco blocos com três participantes e um técnico em cada momento. As atividades são articuladas pelos técnicos da SPS que buscam tornar o espaço virtual atrativo e de melhor compreensão através de debates, dinâmicas e conversas.

A coordenadora do programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz, Silvana Simões, destaca a importância dessa ação. ” A qualificação dos profissionais que atuam nas visitas domiciliares é o objetivo principal dessa ação. Prepará-los para fortalecer os vínculos familiares, estimulando o desenvolvimento infantil nas suas dimensões cognitivas, linguagem motora e socioafetiva é o nosso foco”, pontua.

O Criança Feliz tem foco na intervenção no contexto familiar e social, atentando para as necessidades com o cuidado das gestantes e crianças na primeira infância de 0 a três anos de idade, beneficiárias do Bolsa Família e as de até seis anos de idade que recebem Benefícios de Prestação Continuada (BPC). O Ceará já realizou, através do Programa Mais Infância, cerca de 2 milhões e novecentas mil visitas domiciliares com foco nas crianças e famílias, de 184 municípios cearenses.