Espaço de Reflexão: professores adotam estratégias para tratar de temas ligados à cidadania

26 de maio de 2020 - 15:04 # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc

Apresentar aos professores novas perspectivas para a abordagem de assuntos considerados fundamentais à formação crítica de estudantes é um dos principais objetivos do “Escola: Espaço de Reflexão”, evento promovido pela Secretaria da Educação (Seduc). A iniciativa chega à 4ª edição em 2020 e está sendo realizada em ambiente virtual, entre os dias 25 e 29 deste mês, com o tema “Construindo Redes de Cuidados e Autocuidados”.

Educadores que já participaram da ação em anos anteriores observam a repercussão positiva que a introdução de debates no ambiente escolar, voltados à construção de uma consciência cidadã entre os alunos, provocou.

Márcio Elias é professor das disciplinas de Língua Portuguesa, Redação e Formação para Cidadania, no Colégio Estadual Regina Pacis, em Crateús. Entre os frutos obtidos em decorrência do “Espaço de Reflexão”, o educador cita a construção de um espaço denominado “O poder da palavra”, com a participação da comunidade escolar.

“Criamos um espaço físico aconchegante, com alguns tapetes, almofadas e muitos livros, que foram obtidos através de uma gincana. Lá, desenvolvemos a ideia de apaixonar-se pela leitura. A sala fica aberta nos intervalos, os alunos utilizam o espaço e podem levar livros para casa. A devolução acontece quando acham necessário, não havendo registro nesse empréstimo. Porém, eles são incentivados a escrever algo, antes de devolver, para que possam despertar a curiosidade ao próximo leitor”, explica.

Há, ainda, a realização de cirandas quinzenais sob o mote “Penso; logo sou”. A cada encontro, um tema é debatido tendo como ponto de partida letras de músicas, jornais, textos e relatos de vida. “Construímos, desconstruímos e reconstruímos alguns pensamentos e ideias. Entre os inúmeros temas debatidos, estão diversidade de gênero, diversidade religiosa, preconceito, construção de identidade, entre outros”, relata.

“Diante da evolução dos trabalhos desenvolvidos, podemos perceber o quão é importante nos eixos educacionais promovermos espaços de reflexão, para que possamos falar, e o mais importante, ouvir”, conclui Márcio.

Humanização

Júnior Mello é professor de História do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Frei José Ademir de Almeida, em Canindé. Conforme o educador, o público da instituição conta com características muito diversificadas, que exigem escuta e diálogo humanizados e eficientes.

“Neste sentido, buscamos, a partir do ‘Espaço de Reflexão’, intensificar ações que proporcionassem comportamentos críticos e reflexivos, considerando o respeito ao outro e às diferenças. Promovemos debates, nos cursos de Informática Básica e de Auxiliar Administrativo, sobre crimes, direitos, deveres e a legislação própria da internet, trazendo para a sala de aula orientações para um comportamento mais responsável e consciente”, esclarece.

Em outros eixos temáticos, Júnior aponta a realização da Semana da Consciência Negra, “com ações diárias que buscavam despertar nos alunos a capacidade de dialogar, divergir e buscar pontos de conciliação”.

Noutro projeto, denominado Segunda com Humanas, são promovidos debates sobre competências socioemocionais, mercado de trabalho, cultura e trânsito seguro, por exemplo. “O Espaço de Reflexão é muito importante, porque estimula os estudantes na formulação de suas opiniões, a expressá-las e a desenvolver o senso de tolerância, tão escasso nos dias atuais”, defende.