Segundo episódio da série ‘Nós no Batente’, produzida pelo Porto Dragão, estreia hoje (27)

27 de maio de 2020 - 13:01 # # # #

Ascom Porto Dragão


O grupo de dança N-INFINITO é o convidado da semana para mostrar sua arte e criatividade, além apresentar suas trajetórias e impressões sobre o atual cenário de adversidades para a cultura

Dando sequência a série de episódios do programa Nós no Batente, o grupo de dança N-INFINITO, formado pelos bailarinos Carlos Antônio dos Santos, Ricardo Freire e a arte educadora Mônica Rêgo Maciel, apresentam sua arte através da dança nesta quarta-feira, às 19h30, no canal do Youtube do Porto Dragão.

O coletivo aborda temas que falam da espiritualidade, da cultura e da natureza enquanto fontes e nortes permanentes de motivação, pesquisa e criação. Atua viabilizando encontros e parcerias que se desdobram em diferentes trabalhos em dança, performances, vídeo-dança, educação, fotografia e teatro de formas animadas. Tem em seu portfólio significantes apresentações que levaram o nome do N-INFINITO para os principais festivais de dança do país.

Entre elas, destacam-se ‘Nego Preto-Luminoso-Obscuro’, apresentação inspirada no I CHING, O Livro das Mutações e ‘Alices’, peça que faz parte da trilogia composta pelos espetáculos ‘Diferente Olhar Infinito’ e ‘Mistura – A dança das coisas’.

Para o diretor do grupo, Carlos Antonio dos Santos, a arte é a possibilidade infinita da pesquisa, do exercício e da construção da ação cênica. “Entendemos que o ato de criar e recriar nos une e fortalece a vida e é assim que desejamos compartilhar dos instantes preciosos do estar e do transformar esse viver”, e completa, ainda, que o projeto ‘Nós no Batente’ abre um grande espaço para o que será o futuro das artes cênicas, nesse tempo de pandemia, que é o espaço virtual.

Os próximos episódios terão como destaque, em ordem de exibição: Pavilhão da Magnólia, Dança-Libras, Teatro Máquina, Cia. Dita, Grupo Bagaceira, Coletivo Yabás, Grupo Expressões Humanas e Laboral Crew.

SOBRE O NÓS BATENTE

É uma série documental de 10 episódios, produzida pelo Porto Dragão, em parceria com a Prodança e o Levante – Teatro de Grupo, que mostra um panorama do viver de arte através de entrevistas com grupos do teatro e da dança do Ceará. Um convite a conhecer e pensar em quem está no batente do fazer artístico desta vida que segue, junto ou separado, nessa arte que pulsa diante de tudo e apesar de tudo.

ACESSIBILIDADE

Os episódios do programa “Nós no Batente” contam com a janela de intérpretes de LIBRAS, audiodescrição, além da opção de legendas disponibilizada no próprio Youtube, reforçando o papel enquanto instituição cultural de democratizar a arte e cultura.

SOBRE O PORTO DRAGÃO

Investindo em uma produção de conteúdos própria, o “Nós no Batente” é o segundo programa idealizado e realizado pelo Porto Dragão, sendo o primeiro o Porto Dragão Sessions (2018), recentemente disponibilizado na íntegra no Youtube da instituição, que mostra um panorama da música cearense atual.

O Porto Dragão é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar e suas ações integram o Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de ações de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

SOBRE A PRO-DANÇA:

A Prodança – Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará é é uma entidade sem fins lucrativos que representa os profissionais da dança no Estado que tem como objetivos ampliar o espaço de atuação da dança e estimular o pensamento reflexivo sobre o seu fazer artístico. Há 17 anos, atua ativamente como instância representativa da categoria de dança no Ceará perante a comunidade artística e a sociedade em geral, contribuindo para o desenvolvimento da dança nos âmbitos educativo, social, político e cultural, através da promoção de oficinas e eventos que estimulam a reflexão crítica sobre o contexto atual da dança, não só local como também internacional, objetivando construir coletivamente a cena da dança na capital e nas demais cidades do estado.

SOBRE O LEVANTE – TEATRO DE GRUPO

Uma união pela linguagem e vontade de fazer mais. O Levante – Teatro de Grupo “está” unido nesta rede desde Dezembro de 2019 com cinco grupos de teatro cearenses, relevantes e consolidados, que se mobilizaram para mobilizar: decidiram propor ações nesta parceria, buscando novos espaços e formatos junto a equipamentos culturais da cidade. Em novo momento, os grupos de teatro se conectam e constroem com o Porto Dragão e a Prodança um recorte do viver de arte em tempo de isolamento social.

SERVIÇO

Programa “Nós no batente”, com N-INFINITO
Episódio 2, em 27/5, quarta-feira, 19h30
Canal do Porto Dragão no Youtube
Youtube.com/PortoDragao
@portodragaoce (Instagram)