Cineteatro São Luiz lança online sua faixa de programação “Semana do Audiovisual Cearense”

28 de maio de 2020 - 09:43 # # #

Ascom Cineteatro São Luiz

Nesta quinta-feira (28), o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, faz a estreia online de mais uma das suas faixas de programação: a Semana do Audiovisual Cearense. O primeiro filme a ir ao ar, no site e no canal do youtube do equipamento, é “Padre Cícero: o apóstolo rebelde”, de Helder Martins de Moraes, marco na história do cinema local e cuja avant-première aconteceu no dia 7 de março de 1976, em sessão lotada no Cine São Luiz. No total serão disponibilizados 10 títulos, um a cada semana (sempre às quintas-feiras), sendo 5 longas, 2 médias e 3 curtas.

Constituindo-se como um espaço privilegiado para lançamentos de filmes, editais de fomento, mostras retrospectivas e debates em torno do cinema feito no Estado, a Semana do Audiovisual Cearense teve sua primeira edição no Cineteatro São Luiz em 2015 e, ano após ano, vem consolidando sua programação tendo por referência o Dia do Audiovisual Cearense, 15 de outubro, data em que foi exibido o primeiro filme feito por um realizador natural do Estado, Adhemar Albuquerque, em 1924.

Programação completa

Dia 28 de maio – “Padre Cícero: o apóstolo rebelde”, de Helder Martins de Moraes

Dia 04 de junho – “Padre Cícero, o Filme”, de Raymundo Netto

Dia 11 de junho – “Trem da Alegria”, de Francis Vale

Dia 18 de junho – “Vestígios Pré-Coloniais Cearenses”, de Roberto Bonfim

Dia 25 de junho – “História das HQ’s no Ceará”, de Raymundo Netto

Dia 02 de julho – “Palmas”, de Edlisa Barbosa

Dia 09 de julho – “Dom Fragoso”, de Francis Vale

Dia 16 de julho – “Distante”, de Arthur S. Gadelha

Dia 23 de julho – “Griô – Batuque das Cores”, de Tiago Nascimento

Dia 30 de julho – “Botes Bastardos”, de Pedro Cela

Dia do Audiovisual Cearense

O Dia do Audiovisual Cearense, comemorado anualmente no dia 15 de outubro, foi instituído pela LEI Nº 14.166, DE 03.07.08 (D.O. DE 03.07.08). A lei destaca a figura de Adhemar Albuquerque, autor do primeiro filme devidamente creditado a um cearense, “Temporada de futebol maranhense no Ceará”, exibido no dia 15 de outubro de 1924, no Cine Moderno, cinema que ficava em frente à Praça do Ferreira e cujo proprietário era Luiz Severiano Ribeiro, que anos depois construiria o São Luiz.

Serviço

Exibição do filme “Padre Cícero: o apóstolo rebelde”

28/05/2020 às 20h – no site do Cineteatro e no seu canal do youtube

Direção de Helder Martins | Ficção | Brasil | 1975 | 1h58

Sinopse: A primeira metade da vida e da obra religiosa da figura polêmica e excêntrica de Cícero Romão Batista, mais conhecido como Padre Cícero, um padre que sempre exerceu suas funções às margens das diretrizes da Igreja Católica, tornando-se um personagem político influente e um líder religioso fervorosamente adorado por milhões de fiéis até os dias de hoje.