Estudantes semifinalistas do Jovens Embaixadores 2020 participam de imersão cultural online

4 de junho de 2020 - 10:41 # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto

Estudantes cearenses que foram semifinalistas do Programa Jovens Embaixadores 2020 participam, de 26 de maio a 4 de junho de 2020, do programa de imersão online em inglês denominado “English Immersion Program”, patrocinado pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil. Ao todo, 81 alunos de escolas públicas de todo o país foram selecionados para a formação. A Secretaria da Educação (Seduc) incentiva a participação dos alunos da rede estadual de ensino e avalia que o Programa pode ser uma oportunidade de aprimorar a aprendizagem na língua inglesa e de ampliar a compreensão de mundo.

A agenda inclui atividades interativas, jogos, palestras, rodas de debate sobre temas relacionados à cultura e à sociedade norte-americana e oficinas de liderança jovem, empreendedorismo e impacto social. Devido à necessidade de distanciamento social, a programação não acontece em Brasília, como desde 2007, e sim, por meio de encontros virtuais.

Amanda Nascimento Santiago, de 18 anos, concluiu a educação básica em 2019, na Escola de Ensino Médio (EEM) José de Alencar, em Fortaleza. Ela é uma das semifinalistas cearenses, junto com outros dois estudantes.

Na avaliação da jovem, a experiência está sendo um movimento de redescoberta acadêmica e profissional. “Graças ao Programa, tive a oportunidade de aprender mais sobre a cultura de um outro país, conhecer jovens líderes de todo o Brasil e projetos sociais de grande impacto em diversas áreas. É extraordinário reconhecer que tivemos contato com tudo isso sem sairmos de casa”, observa.

A jovem estima ter adquirido uma importante bagagem teórica e sociocultural para o desenvolvimento de habilidades de liderança e atitude positiva. “Isso representa uma adição de grande valor na forma como conduzirei iniciativas sociais e, certamente, refletirá no meu curso de ensino superior”, ressalta.

Uma das dinâmicas mais importantes do programa de imersão, explica Amanda, é o desenvolvimento de um projeto de repercussão social. “Então, nada mais justo do que expressar minha vontade de direcionar esse conhecimento conquistado para inspirar outros jovens a aproveitarem essas oportunidades. Além disso, espero poder participar de outros programas de aprimoramento acadêmico e profissional no futuro”, conclui.

Inspiração

Thiago Souza Felipe, de 17 anos, cursa a 3ª série do Ensino Médio no Colégio Estadual Justiniano de Serpa, em Fortaleza, e enfatiza a importância da troca cultural proporcionada pela ação. “Vem sendo uma rica e inspiradora experiência. Apesar de o programa não ter sido presencial, as palestras, participações e trabalhos estão sendo maravilhosos. Aprendemos a não desistir dos nossos objetivos, sejam eles quais forem. Mesmo não conhecendo ninguém pessoalmente, o sentimento de apego pelos colegas é muito grande”, revela.

A respeito do futuro, Thiago diz que pretende participar de outros projetos extracurriculares, além de tornar-se empreendedor “e, quem sabe, fazer a graduação no exterior, utilizando os conhecimentos e oportunidades adquiridas”, projeta.

Comprometimento

Carlos Artur Brito, de 18 anos, concluiu o Ensino Médio no ano passado, na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, em Camocim, e é o terceiro semifinalista cearense do Jovens Embaixadores 2020. Para Carlos, o Programa tem sido uma oportunidade de conhecer projetos de cunho social e descobrir que existem outros jovens comprometidos em afetar positivamente a sociedade.

“Existem projetos que começaram pequenos como os nossos e tomaram grandes proporções. Pude aprender que sempre vale a pena lutar pelo que achamos certo, vendo as palestras dos convidados da embaixada que um dia já foram como nós, jovens que têm o sonho de mudar sua realidade por meio do trabalho social”, reflete.