Projeto de Inclusão Sóciodigital inicia aulas online nesta segunda-feira (08)

8 de junho de 2020 - 15:26 # # # # # #

Caroline Avendaño - Ascom Centec - Texto
Chico Gomes - Ascom Secitece - Foto

O ambiente virtual não foi barreira para sentir a alegria dos cerca de 200 alunos em oito municípios do Ceará que retomaram, nesta segunda-feira (08), as aulas do Projeto de Inclusão Sóciodigital (PISD). As ações acontecerão de forma remota, pelo Google Sala de Aula, sob a coordenação dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

Para marcar a reabertura das atividades, professores, alunos, gestores e parceiros do Projeto participaram de um evento virtual, às 10h30, com a presença do secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda; do presidente do Centec, Silas Alencar; e do diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Hermínio Lima.

Inácio Arruda destacou a importância do PISD como uma proposta inovadora que promove a inclusão social dos jovens cearenses. “O PISD consegue reunir ciência, educação e cultura em um só instrumento de preparação da juventude, por isso ele é muito importante no contexto atual. Esperamos que este projeto alcance logo todos os CVTs. É o nosso próximo passo”, afirmou.

O presidente do Centec agradeceu o trabalho de todos os colaboradores envolvidos no Projeto e das Prefeituras parcerias. “Quando assumi o Centec, só tinha PISD em Beberibe e Fortim. Ampliamos para mais municípios na gestão do Inácio e a interação com o gestor municipal foi fundamental para isso, pois tanto os prefeitos, como o secretário tiveram sensibilidade com o projeto. Agradeço a todos os coordenadores dos CVTs e aos municípios que têm nos ajudado muito com as contrapartidas, são parceiros para o nosso sucesso”, disse Silas Alencar.

O diretor Hermínio Lima explicou que, antes da retomada das aulas, foi feito um treinamento com toda a equipe e uma avaliação do acesso dos alunos às ferramentas tecnológicas. “Tivemos o cuidado de fazer um treinamento inicial, mas estamos sempre evoluindo e aprendendo com essa nova plataforma de ensino. Hoje é um dia festivo para gente, e aproveito para pedir a todos para que continuemos a nos cuidar, em isolamento, pois é a melhor forma para evitar o contágio dessa doença”, solicitou ele.

A programação contou ainda com o depoimento de um ex-aluno do PISD, o médico Bruno Fonseca, que destacou algumas das lições que aprendeu no projeto. “Este projeto fez toda a diferença na minha vida, foi lá que abri meu leque de opções. Ele não me deu apenas formação técnicas, mas desenvolveu meu espírito de liderança e o senso crítico. Imagine só um jovem do interior do Ceará aprendendo sobre marketing pessoal, isso foi um marco pra mim. O conselho que dou para os novos alunos é que aproveitem cada debate, cada aula, que fará uma grande diferença na vida de vocês também”, declarou Bruno.

Após o depoimento, a psicóloga da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Profa. Ana Ignez Belém, realizou uma palestra sobre “O Eu e o Coletivo: a responsabilidade de cada um”. Na ocasião, ela abordou a importância da saúde mental na educação. “Um momento como este, que reúne alunos, professores e gestores, toda a rede de educação discutindo juntos o tema da saúde mental, é inigualável. Todos estamos sofrendo cobranças e pressões de todos os lados, por isso, é importante buscar o equilíbrio psicológico, fazer atividades que relaxem a mente. Desta forma, é possível prevenir os problemas de saúde mental”, ponderou a psicóloga.

Sobre o Projeto

O PISD acontece nos municípios de Beberibe, Brejo Santo, Fortim, Itaiçaba, Limoeiro do Norte, Jucás, Quixeré e Santa Quitéria com o apoio das Prefeituras e da Secitece. As aulas do PISD acontecerão de segunda a sexta-feira forma remota em diferentes horários em cada município. Assista aqui como foi o evento de retomada das aulas.