Dragão do Mar: criadores de importantes festivais musicais debatem futuro dos shows presenciais

9 de junho de 2020 - 17:24 # # # #

Nara Gadelha - Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Texto
Divulgação - Fotos

Em bate-papo ao vivo, no canal do Dragão do YouTube, criadores de alguns dos mais importantes festivais de música do país discutem os desafios e as perspectivas para o mercado pós-pandemia

Dando sequência à campanha digital para compartilhamento de dicas culturais e promoção de debates, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) realiza nesta terça-feira (09) mais um debate ao vivo. A partir das 19h, os produtores culturais Márcio Caetano (Maloca Dragão), Zé Ricardo (Rock in Rio)Carol Morena (Festival Radioca), Luciana Simões (Festival BR 135) e Antonio Gutierrez (REC-Beat) discutem o tema “Festivais e música ao vivo pós-pandemia”. No bate-papo, que acontecerá no canal do Dragão no YouTube (https://www.youtube.com/dragaodomarcentro), os convidados conversam sobre como os festivais têm lidado com os impactos do novo coronavírus e quais os possíveis caminhos até que a pandemia seja contida. 

A necessidade de isolamento social tem causado uma série de cancelamentos e adiamentos de shows, festivais, espetáculos e exposições em todo o mundo. A perspectiva apontada por especialistas em saúde é que, mesmo após um maior controle da disseminação do vírus, protocolos de higiene e distanciamento social sejam mantidos. Distanciamento no palco, redução da plateia, utilização de máscaras e sanitização periódica dos espaços devem fazer parte da nova rotina dos eventos culturais. Como o mercado dos festivais está se adequando? Essas e outras questões serão debatidas pelos convidados, segundo o gestor cultural e mediador da conversa Márcio Caetano. 

Sobre os convidados

Márcio Caetano (Maloca Dragão)

Produtor, curador, consultor e gestor cultural. Assessor de Ação Cultural do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e curador executivo da Maloca Dragão.

Zé Ricardo (Rock in Rio)

Cantor, compositor, agitador cultural, produtor musical, curador e especialista em elaboração de conteúdos artísticos exclusivos para grandes empresas. É criador e diretor artístico do Palco Sunset do Rock in Rio desde 2008 e está à frente do palco em vários países, como Portugal, Espanha, USA e Brasil. Também assina a direção artística do Espaço Favela do Rock in Rio e a direção musical da NAVE espaço de experiências imersivas do festival. Zé é o curador de música do RIO2C, maior evento de audiovisual, música e inovação da América Latina, e do Palco Gênesis da GAMEXP, maior game parque da América Latina. Ele é o diretor artístico e curador musical do Verão TIM. Com cinco CDs e um DVD lançados, assina a trilha de sonora original de 5 das 10 maiores bilheterias do cinema nacional dos últimos 5 anos, sendo também diretor musical de programas de TV, discos e shows de grandes artistas nacionais.

Carol Morena (Festival Radioca)

Produtora cultural desde 2003, idealizando projetos culturais em João Pessoa (PB), sua cidade natal. Lá, foi foi sócia fundadora e produtora do Centro Cultural Espaço Mundo e coordenadora geral do Festival Mundo até 2012. Desde 2010 em Salvador, foi assessoria da coordenação de música da Fundação Cultural do estado da Bahia e posteriormente fundou a Tropicasa produções. Trabalhou como consultora para marcas como Skol, curadora para o edital Natura Musical, Porto Musical (PE) e seletivas de bandas locais do festival SeRasgum (PA). Administrou projetos com artistas como Lucas Santtana (BA), The Baggios (SE), Russo Passapusso e Antônio Carlos e Jocafi. Administra a carreira do cantor e compositor baiano Ronei Jorge e é uma das criadoras do Festival Radioca, onde também faz curadoria e coordenação geral.

Luciana Simões (Festival BR 135)

Artista na banda Criolina/MA e ativista cultural. Criadora e gestora do festival BR135, que acontece em São Luís do Maranhão há 07 anos ocupando com arte o centro histórico de São Luís abandonado pelo poder publico. Co-criadora de ferramentas de pressão política como Observatório da Cultura do Maranhão e da Liga da Cultura, atuante também no Maranhão. Curadora do Prêmio Natura. Em 08 anos, o Festival BR 135, que tem como objetivo a formação de plateia, a promoção de intercâmbio cultural e a inclusão da música produzida no Maranhão no mapa cultural do Brasil. Começando numa lona de circo com 200 pessoas, ja realizou 25 edições, em seis anos, levando ao palco em média 700 artistas, por edição. Em 2019 com o público de 90 mil pessoas.

Antonio Gutierrez (REC-Beat)

É jornalista e produtor cultural. Criador e diretor do REC-BEAT, um dos mais importantes festivais de música do Brasil, que acontece na cidade do Recife, durante os dias de carnaval e que em 2020 completou 25 anos de existência. É idealizador e diretor dos festivais ANIMAGE – Festival Internacional de Animação e do CONTINUUM – Festival de Arte e Tecnologia. É membro fundador da ADIMI – Associación para el Desarollo de la Industria de la Musica Iberoamericana. Foi produtor e empresário das bandas Cordel do Fogo Encantado (1999 -2010) e Mundo Livre S/A (1994 a 2000).

Serviço:

Conversa ao vivo “Festivais e música ao vivo pós-pandemia”, com Márcio Caetano (Maloca Dragão), Zé Ricardo (Rock in Rio), Carol Morena (Festival Radioca), Luciana Simões (Festival BR 135) e Antonio Gutierrez (REC-Beat)

Data: 09/06 (terça)

Horário: 19h

Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube: www.youtube.com/dragaodomarcentro

Veja também no canal do Dragão > O Mercado da Música em Tempos de Pandemia: https://www.youtube.com/watch?v=flkP78uhx8Y


Acesse o site www.dragaodomar.org.br
www.youtube.com/dragaodomarcentro
Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais:
@dragaodomar
FB/dragaodomar
TT: @dragaodomar_