Documentário “Trem da Alegria – Arte, Futebol e Ofício” estreia online nesta quinta (11) pelo Cineteatro São Luiz

10 de junho de 2020 - 14:46 # # # #

Ascom Secult

Música, futebol e amizades. “Trem da Alegria – Arte, Futebol e Ofício” teve sua estreia mundial na 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em outubro de 2016, e foi o último longa realizado pelo cineasta Francis Vale, que faleceu em dezembro de 2017. O documentário faz parte da mostra “Semana do Audiovisual Cearense” e estreia no canal do youtube e no site do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), nesta quinta-feira (11/06), às 20h.

A pré-estreia comercial deste filme foi no Cineteatro São Luiz, em março de 2017, e naquela oportunidade Francis contava que o time de futebol “Trem da Alegria” teve início em 1975, era formado por ex-jogadores profissionais, alguns deles campeões mundiais, e artistas da música popular. Tudo começou em um jogo na USP, sendo o primeiro jogo com um show, o que viera a ser a marca do time: confraternização e festa, junção de futebol e música. No filme, jogadores e artistas também explicam como mantinham o debate político nesta época, apesar dos perigos.

O Trem da Alegria teve início no Rio de Janeiro mas correu o Brasil, o documentário, por sua vez, traz entrevistas realizadas no Rio de Janeiro e nas excursões por Fortaleza e Bahia, com Moraes Moreira (que faleceu em abril deste ano), Raimundo Fagner, Paulinho da Viola, além dos nomes do esporte, como Afonso Celso Garcia Reis. O Afonsinho, como o ex-jogador também é conhecido, já ganhou um “samba homenagem” de Gilberto Gil e é o articulador do Trem da Alegria.

O Trem em Fortaleza

O time veio para Fortaleza em setembro de 1975, onde disputou uma partida contra a seleção da Federação Universitária do Ceará, no Estádio Presidente Vargas. Raimundo Fagner participou do jogo e do show; acompanhando Paulinho da Viola estava o maestro Copinha; acompanhando Moraes Moreira, Armandinho, Vinicius Cantuária e Arnaldo Brandão; e as musicistas Suely Costa, Amelinha e Teresinha de Jesus.

Serviço

Evento: Exibição do longa Trem da Alegria – Arte, Futebol e Ofício

Data: 11/06 às 20h

Onde: https://bit.ly/TremDaAlegriaNoSaoLuiz //

https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense

Direção de Francis Vale | Documentário | Brasil | 2016 | 1h23 min