Circuito de Gestão auxilia escolas a manterem foco nos resultados

11 de junho de 2020 - 12:34 # # # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc Texto
Arquivo Pessoal Fotos

Aprofundar e ampliar as possibilidades de aprimoramento da administração escolar é o principal objetivo do Circuito de Gestão, promovido pela Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco. A estratégia busca fornecer subsídios para auxiliar na condução dos processos de rotina das unidades de ensino, a fim de produzir impactos efetivos na qualidade da educação. O tema será discutido nesta sexta-feira (12), em webinar promovida dentro da programação da “Conexão Seduc”, que vem proporcionando uma série de encontros virtuais entre educadores, desde o mês de maio passado.

Alnedi Costa, diretora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Visconde do Rio Branco, em Fortaleza, esclarece que as ações com foco nos resultados envolvem todos os profissionais da instituição.

“O diálogo e a transparência de ações, ou seja, a consulta pública, é uma ferramenta de engajamento e persuasão para o comprometimento de toda comunidade escolar num projeto de gestão em que se viabiliza o planejamento, a execução, o monitoramento, a avaliação e a correção de rotas, de modo que a escola assuma o compromisso pedagógico de ser em tempo integral com equidade”, ressalta.

No ensino remoto, Alnedi explica, cada professor adaptou-se a novas metodologias. A ajuda mútua, para viabilizar a comunicação com os estudantes, também foi considerada um grande diferencial da equipe, “porque todos colaboraram a partir das suas habilidades, com os recursos tecnológicos que chegassem mais próximos do contexto do estudante”, expõe.

Para que o circuito de gestão se concretize eficazmente, Alnedi destaca os “Coletivos por Área de Conhecimento”, realizados semanalmente, a fim de planejar ações pedagógicas e monitorar aprendizagem alinhada à frequência do estudante. “Pergunta-se: o que o estudante aprendeu? O que precisa melhorar? A partir do monitoramento dos resultados de aprendizagem que o professor diretor de turma acompanha, recalculamos rotas e alocamos os alunos por resultados. Assim, os professores se organizam para oferecer acompanhamento de aprendizagem com ações extras”, esclarece.

Envolvimento

Na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professora Rosângela Albuquerque de Couto, em Itarema, área da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 3), o diretor Rafael Morais observa que o Circuito de Gestão tem contribuído para a sistematização das práticas voltadas para resultado.

“As principais estratégias adotadas buscam o envolvimento de toda a comunidade escolar nos processos de construção e implantação do plano de ação, formação de professores e medidas que objetivam a redução das desigualdades cognitivas existentes entre os alunos. Somente observando o público com uma abordagem desmassificada, conseguiremos avanços nas pautas sobre qualidade da educação pública e efetividade do processo pedagógico”, destaca.

De acordo com Rafael, os estudantes têm reagido positivamente às proposições, demonstrando engajamento. “As respostas obtidas a partir da implantação do plano de ação apontam uma evolução sistemática na permanência e sucesso do aluno no ambiente escolar, evidenciado no crescimento cognitivo e socioemocional”, ressalta, lembrando que os jovens são incentivados a exercerem o protagonismo no cotidiano.

No contexto de distanciamento social, conforme o diretor, as ações do Circuito foram adaptadas seguindo um planejamento. “Nesse tempo, a estratégia de aproximação entre os atores do processo pedagógico, para integrar toda a comunidade escolar, promoveu um clima de confiança, engajamento institucional e organização processual. Dessa forma, foi possível monitorar, refletir e intervir para que o trabalho pedagógico fosse concretizado. A estratégia consolidada no ensino presencial se mostrou adaptável e eficiente no ensino não presencial”, conclui.