Secretaria da Saúde participa de debate sobre enfrentamento ao coronavírus

11 de junho de 2020 - 16:27 # # #

Martina Dieb - Texto
Fátima Holanda - Foto

Os desafios no enfrentamento à Covid-19 foram o tema do debate online realizado nesta quinta-feira (11) pela Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) no Youtube. A transmissão contou com integrantes de diversas instituições. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) foi representada pelo secretário executivo de Políticas em Saúde, Marcos Gadelha.

O gestor aproveitou a oportunidade para pontuar as ações e estratégias da Sesa no combate à pandemia. “O Governo do Ceará tem articulado com os prefeitos ações em todas as Regiões de Saúde do Estado. Mas, para executar as políticas públicas, há necessidade de articulação interfederativa. Neste momento, precisamos trabalhar ainda mais a governança como estratégia guiada, por meio de indicadores, para os governantes de estados e de municípios alinharem ações de enfrentamento”, explica.

Também participaram da transmissão o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira; a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Sayonara Moura Cidade, e o consultor em Saúde da Aprece, João Ananias.

Temas abordados

Ao longo da transmissão, foram debatidos assuntos como o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), investimento em infraestrutura nas unidades da rede estadual, segurança dos profissionais de saúde, importância das medidas de isolamento social, entre outros temas. “Essa é uma discussão ampla e importante devido ao momento em que estamos vivendo. Os desafios são muitos, e a gente reconhece que essa discussão deve ser democrática para fortalecer a saúde da nossa população”, ressaltou o presidente da Aprece, Nilson Diniz.

A presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Sayonara Moura Cidade, chamou atenção para o papel da população cearense durante a pandemia. “É importante que, neste momento de isolamento social, a população tenha consciência dessa medida como proteção. Estamos vendo que a população não tem obedecido ao isolamento. Friso que não é possível vencer uma pandemia com a quantidade de pessoas nas ruas, mesmo em meio ao decreto que estabelece isolamento social”, pondera.

Transparência

O secretário executivo de Políticas em Saúde da Sesa, Marcos Gadelha, também destacou no debate o trabalho do IntegraSUS, plataforma de transparência da Secretaria da Saúde do Ceará. De acordo com o gestor, a divulgação clara e transparente de dados ao longo da pandemia tem sido fundamental.

“A orientação da OMS é clara: existe a necessidade dos governantes tomarem suas decisões baseadas em dados que sejam seguros e transparentes e que as informações desses dados sejam trabalhadas para orientar as tomadas de decisões. Por isso a necessidade da transparência e entender o cenário epidemiológico do Estado”, frisou.