Hospitais da rede estadual já distribuíram mais de mil litros de leite humano em 2020

15 de junho de 2020 - 16:46 # # # #

Wescley Jorge - Ascom HGCC Texto
Thiago Freitas Foto Kamile Façanha Arte Gráfica


O leite humano é essencial para ajudar a salvar a vida de bebês internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Os bancos de leite da rede estadual localizados no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e no Hospital Regional Norte, em Sobral, já distribuíram 1.086,5 litros de leite humano pasteurizado entre os meses de janeiro e maio deste ano.

No HGCC, por exemplo, as doações fazem toda a diferença no tratamento e na recuperação de recém-nascidos prematuro. A coordenadora do banco de leite do Hospital, Rejane Santana, ressalta que todas as regiões do Ceará contam com bancos e postos de coleta. A rede bem estruturada facilita o recebimento de doações e o repasse de orientação às mães que estão amamentando.

“Nossos bancos de leite estão em todas as regiões: em Fortaleza; Região Norte, em Sobral; Sertão Central, em Quixadá, na Região do Cariri, em Juazeiro e Barbalha. Todos atendem a protocolos estabelecidos pela Rede Brasileira de Banco de Leite Humano” explica.


Mãe de duas meninas, uma delas recém-nascida, Ana Paula da Silva sempre quis ser uma doadora de leite materno. Com o incentivo da cunhada, que também deu à luz há pouco tempo, ela fez as primeiras doações. “Minha cunhada foi ter bebê no HGCC. Pegou as orientações com a enfermeira, os recipientes, e eu passei a doar”, diz.

Para ela, a doação passou a ter ainda mais valor nos dias atuais. “Eu gosto muito de doar, principalmente nessa pandemia. Sei que muitos bebês precisam desse leite. Eu me sinto muito bem”, conclui.

Depois de recebido na unidade hospitalar, o leite doado passa por testes e exames. “Passa pelo rigoroso processo de controle de qualidade, seguindo as normas estabelecidas. Somente após o processo temos total segurança. O leite só é liberado depois de passar pelo controle microbiológico e confirmatório das amostras” explica a bioquímica Stéfanny Linhares.

 

Ouça:

No próprio HGCC, essas doações são o diferencial no tratamento e recuperação de recém-nascidos prematuros. A coordenadora do banco de leite da unidade, Rejane Santana, ressalta que os bancos de leite atendem aos critérios estabelecidos pela Rede Brasileira de Leite Humano.

Rejane Santana destaca a estrutura das unidades Neonatal atendidas pela doação do leite humano em todo o Ceará.