Documentário “Vestígios Pré-Coloniais Cearenses” estreia na programação online do Cineteatro São Luiz

16 de junho de 2020 - 11:31 # # # #

Elídia Vidal - Ascom Cineteatro São Luiz Texto
Divulgação Foto


A Mostra “Semana do Audiovisual Cearense” do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, continua e nesta quinta-feira (18), às 20h, estreia um novo filme. O documentário “Vestígios Pré-Coloniais Cearenses” de Roberto Bomfim fez sua pré-estreia na telona do Cineteatro no início de março deste ano, agora com a nova programação online, o filme volta a integrar a programação do São Luiz com veiculação no canal do youtube do equipamento e no site (www.cineteatrosaoluiz.com.br).

O filme é um convite a se aventurar em uma emocionante expedição traçada pelo documentarista, que viajou durante 7 meses com sua equipe por importantes sítios arqueológicos em três regiões do estado do Ceará: Sertão Central, Região Norte e Litoral Oeste.

O longa de 70 minutos ressalta o valor inédito de descobertas realizadas por mateiros e pesquisadores nos mais de 5000 sítios arqueológicos catalogados, espalhados pelo estado, ainda timidamente explorados. Um mergulho apaixonante e investigativo às origens desses antepassados, estimulando o pertencimento e a consciência das populações que habitam ou visitam as regiões – para a preservação e conservação do patrimônio histórico e cultural.

Mostra Semana do Audiovisual Cearense

Três filmes que tiveram suas estreias em semanas anteriores continuam disponíveis para acesso gratuito, são eles: “Padre Cícero: Os Milagres de Juazeiro” de Helder Martins de Moraes, “Padre Cícero, o Filme” de Raymundo Netto e “Trem da Alegria” de Francis Vale.

Serviço

Evento: Exibição do documentário Vestígios Pré-Coloniais Cearenses de Roberto Bomfim

Data: 18/06 às 20h

Onde: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense // https://bit.ly/VestigiosPreColoniais

Direção: Roberto Bomfim | Documentário | Brasil | 2020 | 1h10 | Português | Sinopse: O documentário ressalta o valor inédito de descobertas realizadas por mateiros (pessoas das comunidades) e pesquisadores, nos mais de 5.000 sítios arqueológicos catalogados, espalhados pelo estado, ainda timidamente explorados. Um mergulho apaixonante e investigativo às origens desses antepassados, estimulando o pertencimento e a consciência das populações que habitam ou visitam as regiões, para a preservação e conservação do patrimônio histórico e cultural.