SDA e SEDET reúnem gestores de agricultura para tratar da campanha de vacinação contra a aftosa

18 de junho de 2020 - 11:15 # # # # # #

Ascom SDA Texto e Fotos


As secretarias de Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SEDET) reúnem nesta semana secretários municipais de agricultura para tratar da campanha da aftosa. Iniciada em 1º de junho a vacinação segue até o próximo dia 30 em todo o Ceará. Liderada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), com apoio da Ematerce, a expectativa é que mesmo durante a pandemia os cuidados com os técnicos de campo estejam assegurados para vacinação do rebanho.

Nesta quarta-feira (17) gestores das regiões do Cariri, Centro Sul, Inhamuns e Sertões de Crateús reuniram-se, por videoconferência, com o secretário Francisco De Assis Diniz, com a presidente da Adagri, Vilma Freire, o presidente da Ematerce, Antônio Amorim, e representantes da Aprece.
Os encontros seguem até amanhã, sexta-feira, com secretários das demais regiões. De acordo balanço parcial da vacinação contra a febre aftosa 183.623 bovinos e bubalinos foram oficialmente vacinados até a última semana.

De acordo com o diretor de Sanidade Animal da Adagri, Amorim Sobreira, 316.457 doses da vacina já foram comercializadas e o estoque do Estado é de 1.793.830. “Queremos vacinar 2,6 milhões de bovinos e bubalinos até o final deste mês, nesta parceria entre Adagri e Ematerce mesmo perante as restrições impostas pela crise do coronavírus”, explica.