Governo do Ceará distribui alimentos e kits de higiene a mais de 1500 artesãos do Estado

19 de junho de 2020 - 12:33 # # # # #

Wiarlen Ribeiro - Ascom Gabinete da Primeira-Dama e Larissa Feitosa - Ascom CeArt - Texto
Ariel Gomes - Fotos


Nos meses de junho e julho, mais de 1500 artesãos cearenses serão beneficiados com doações do Programa Mais Nutrição e do Instituto Unibanco, para minimizar os danos causados pela Covid-19. As entregas, realizadas pela Central de Artesanato do Ceará (CeArt), tiveram início nesta sexta-feira (19) e incluem kits com produtos alimentícios e de higiene para oito regiões do estado. Ao todo, 26 toneladas de alimentos beneficiarão todos os grupos e associações credenciados ao equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

“O segmento artesanal foi um dos setores afetados pela pandemia do novo coronavírus. São milhares de pessoas que dependem do trabalho desses profissionais, no qual, muitos, estão vivendo de doações para sobreviver. Por isso, estamos buscando sempre dar mais auxílio aos que mais necessitam”, reforça a primeira-dama do Estado, Onélia Santana.

Os kits de higiene contém 18 itens para higiene pessoal e do domicílio, como álcool gel, sabonete, detergente, sabão em barra, sabão em pó, água sanitária, papel higiênico, máscaras reutilizáveis e creme dental. Junto aos kits são entregues cartilhas com orientações para crianças e suas famílias quanto à prevenção ao coronavírus.

“Temos grande satisfação em expandir as atividades desse projeto, incluindo nossos artesãos entre os grupos beneficiados durante o enfrentamento à pandemia. Além de evitar o desperdício, garantimos comida com qualidade nutricional na mesa dessas pessoas”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

Além das entidades credenciadas à CeArt, grupos vinculados ao Sindicato dos Artesãos Autônomos do Estado do Ceará e à Federação das Cooperativas e Associações dos Artesãos do Ceará também receberão as doações. A artesã e líder do grupo Brilho da Lua, um dos beneficiados de Fortaleza, fala sobre a ajuda que as doações representam: “Aqui, somos 15 mulheres que vivem da venda de bonecas de pano artesanais. Os alimentos serão de grande utilidade para todas nós, além dos itens de higiene, que muitas, pelas condições financeiras, não tinham acesso nesse momento em que os cuidados precisam ser maiores” conta.

Nas semanas seguintes, Sertão de Sobral, Vale do Curu, Serra de Ibiapaba, Cariri, Sertão Central, Vale do Jaguaribe, Crateús e Itaiçaba receberão as doações. Com essa ação, o Estado, em parceria com a sociedade civil, garante a ampliação do apoio dado aos artesãos cearenses neste período onde a solidariedade é essencial para enfrentar as dificuldades.

Solidariedade

O Governo do Ceará está beneficiando também famílias do Programa Mais Infância e artistas circenses, com a doação total de 12 mil kits de higiene e alimentos para auxiliar no combate à Covid-19. A ação, articulada pelo Unicef, é uma parceria do Estado com o Instituto Unibanco e o Instituto da Primeira Infância (Iprede).

No mês de maio, mais de 15 mil kits e cerca de meia tonelada de alimentos foram entregues para famílias cearenses em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Programa Mais Nutrição. Junto do Instituto Unibanco e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, milhares de pessoas foram contempladas com os produtos e os alimentos.

Mais Nutrição

Estruturado em cima do combate ao desperdício de alimentos, enfrentamento à fome e segurança alimentar e nutricional de crianças e adolescentes. O programa já realizou a doação de cerca de 370 toneladas de alimentos, desde o início da iniciativa, há um ano, beneficiando cerca de 15 mil pessoas de 78 entidades cearenses.

A iniciativa é realizada pelas secretarias de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e Desenvolvimento Agrário (SDA); Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE) com a parceria da Associação dos Permissionários da Ceasa (Assucece), do Instituto Agropolos do Ceará e do Grupo M. Dias Branco.