Retomada econômica: Sedet disponibiliza protocolo para embarcações de pesca

19 de junho de 2020 - 11:13 # # # # # # #

Joanna Cruz - Ascom Sedet - Texto e Foto


O documento foi construído por técnicos da Secretaria Executiva do Agronegócio em parceria com o Sindfrios

Com o fim do período de defeso da lagosta, muitas embarcações voltam às atividades neste mês de junho. Pensando nisso, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), por meio da Secretaria Executiva do Agronegócio, em parceria com o Sindfrios, elaborou um protocolo para reduzir os riscos de contaminação pela Covid-19 nas embarcações de pesca.

O protocolo serve para auxiliar donos de embarcações utilizadas na atividade pesqueira, seja lagosta ou pescados em geral. A iniciativa complementa e reforça as ações que o Governo do Ceará tem tomado desde o início da pandemia e principalmente nesse momento em que está sendo executado o Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais.

A ideia é fazer com que as informações contidas no protocolo cheguem às colônias de pescadores nos municípios e distritos que tem portos pesqueiros. O documento traz informações básicas de como a doença é transmitida, orienta o pescador que apresentar algum dos sintomas a não embarcar, informa o período necessário de isolamento se tiver tido contato com algum paciente suspeito, ensina a lavagem das mãos, o uso correto da máscara, entre outras dicas importantes. No final, o protocolo traz a lista de canais de comunicação dos serviços Tele-Saúde e Plantão Coronavírus (WhastApp) do Governo do Ceará, e, ainda, os sites e telefones das Secretarias Municipais de Saúde.

Clique aqui para fazer o download do protocolo