Importância da profissionalização dos trabalhadores da cultura é pauta do Conversa Sem Roteiro

22 de junho de 2020 - 13:42 # # # # # #

Maísa Suspiro - Ascom Porto Dragão - Texto

Para compor a agenda de programações da semana do Porto Dragão, o Conversa Sem Roteiro chega para debater a importância da profissionalização dos trabalhadores da cultura, através da formalização e do cadastramento de agentes culturais

O Conversa Sem Roteiro dessa semana traz um tema que costuma gerar muitas dúvidas: “Formalização e Cadastramento de agentes culturais: a importância da profissionalização dos trabalhadores da cultura”. Para deixar esse papo mais leve, convidamos quatro especialistas no assunto, Diva Mercedes (Sebrae), André Brayner (IDM), Cecília Rabelo (advogada especialista em Economia Criativa) e Laízi Fracalossi (Secult).

O tema abre espaço para o debate sobre a relevância da profissionalização do trabalhador da cultura, levantando alguns questionamentos importantes: Por que se profissionalizar? Quais os benefícios e as obrigações que esse ato implica? E, se pensarmos a nível macro, no que isso impacta o desenvolvimento da economia da cultura e na formulação de políticas públicas efetivas?

Para alguns profissionais, especialmente iniciantes, ou aqueles que estão à margem dos grandes circuitos de produção artística, entender os trâmites burocráticos que envolvem contratações é uma realidade nebulosa e difícil de decifrar. Já para outros mais experientes, o que interessa é aprofundar o debate, e pensar, por exemplo, na contratação formal de artistas.

Sobre os participantes:

– Laízi Fracalossi (Secult):

Advogada com experiência em gestão de políticas culturais, parcerias público-privadas, gestão de projetos, financiamentos internacionais, licitações e contratos administrativos.

Atualmente exerce a função de Coordenadora de Economia da Cultura da Secult, atuando na gestão do Mecenato Estadual, das políticas voltadas ao setor do audiovisual, do Observatório de Políticas Culturais e das demais questões ligadas à economia da cultura, além de ser membro das Câmaras Setoriais de Economia Criativa, de Gastronomia e do Audiovisual.

Já exerceu as funções de Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza/Secultfor, assessora do Procurador Geral do Município de Fortaleza, Secretária Executiva do Comitê de Direção do Projeto de Aperfeiçoamento das PPP Fortaleza/Brasil/Reino Unido/Prosperity Fund, membro do Grupo de Análise de Pleitos dos Programas Polo Tecnológico de Fortaleza e Polo Criativo de Fortaleza. Também atuou como Procuradora Geral Adjunta no Município de Canindé e assessora jurídica da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará e do Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará – PROARES II.

Cecilia Rabelo (advogada especialista em Economia Criativa):

Advogada sócia-fundadora do escritório Saraiva & Rabêlo Advocacia, especializado em Economia Criativa; mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha) e Instituto Itaú Cultural (Brasil); especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará (UFC); atualmente está como Presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais – IBDCult, Vice-Presidente da Comissão de Direitos Culturais da OAB/CE e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (CNPq/UNIFOR).

– André Brayner (advogado do IDM):

Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Possui atuação científico-jurídica preponderante nos campos relacionadoS ao Direito Internacional, Direitos Culturais e Terceiro Setor. Consultor jurídico do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Brasil África, Instituto Iracema, dentre outros.

– Diva Mercedes (Sebrae):

Analista do Sebrae/CE e gestora do projeto de Economia Criativa da instituição.

– Mediação: Isabel Paz (coordenadora administrativa do Porto Dragão).

SERVIÇO

Conversa Sem Roteiro

“Formalização e Cadastramento de agentes culturais: a importância da profissionalização dos trabalhadores da cultura”

Com Diva Mercedes (Sebrae), André Brayner (IDM), Cecilia Rabelo (advogada especialista em Economia Criativa) e Laízi Fracalossi (Secult)

Dia 23 de junho, às 19h30
No YouTube do Porto Dragão (youtube.com/portodragao)