Hospital Leonardo da Vinci atende 1.300 pacientes em três meses de funcionamento

23 de junho de 2020 - 16:58 # # # # #

André Pinheiro - Ascom HLV - Texto
Tatiana Fortes e Ascom HLV - Fotos

Cerca de 700 pacientes já deixaram o hospital recuperados nesse período

Com 230 leitos, sendo 150 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o Hospital Leonardo da Vinci (HLV) chega aos três meses de funcionamento com um papel estratégico no combate à pandemia. Cerca de 1.300 pessoas diagnosticadas com coronavírus foram atendidas na unidade e mais de 700 pacientes já estão recuperados.

Requisitado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o HLV é responsável pelo atendimento exclusivo a casos de Covid-19 e se tornou referência no Estado. “Quero parabenizar as pessoas que, em tempo recorde, conseguiram implantar um hospital. Equipe que tem dado a alma pra que esse hospital vire uma referência. De lá estão saindo várias análises científicas sobre protocolos adequados e a demonstração inequívoca da capacidade de doação das pessoas que implantaram um hospital que hoje tem padrão, que não deixa a dever a nenhum lugar do estado brasileiro”, afirma o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

813 profissionais de diferentes áreas atuam no Hospital, compondo uma equipe multidisciplinar capacitada para atender a população. O coordenador das UTIs do HLV, Adaílton Braga, destaca a importância do atendimento na unidade. “Nesse tempo, pudemos perceber como é importante o trabalho de um time, o trabalho de um grupo unido. Nós temos sempre em mente dois objetivos: fazer o melhor sempre pelo nosso paciente e evoluir para que possamos fazer cada vez melhor”, pontua.

Atendimento à população

Em três meses de funcionamento, mais de 700 pacientes já deixaram o hospital recuperados. “O nosso principal objetivo é o nosso paciente, é o usuário do SUS que necessita dos cuidados nessa época de pandemia”, enfatizou o assessor técnico da Sesa, Ernani Ximenes.

Francisco Domingos de Araújo, de 65 anos, faz parte do grupo de pacientes recuperados. Natural de Itapipoca, na Região Norte do Estado, ele recebeu alta do hospital após onze dias de internação. Por ser diabético e estar mais suscetível às complicações da doença, Francisco diz que o empenho da equipe foi fundamental para sua recuperação. “Sabia que seria difícil. Sou diabético, mas estou bem. Agradeço a todos do Leonardo da Vinci. Se não fosse eles, eu não sei como seria”, disse Francisco com os olhos marejados.

Eudino Araújo, 29, filho de Francisco, saiu cedo de Itapipoca para levar o pai para casa. Emocionado, ele elogiou o atendimento prestado pela unidade. “Agradeço aos médicos, enfermeiras, assistente social, todos do Hospital Leonardo Da Vinci, por toda a assistência recebida pelo meu pai. Eles entravam em contato comigo todos os dias. Eu sempre falava com meu pai por videochamada. Me deram mais tranquilidade nesse momento que foi tão difícil”, contou.

 

Ouça:

O secretário da Saúde do Ceará, Doutor Cabeto, destacou a importância do HLV para o combate à pandemia no Ceará.

Doutor Cabeto destacou o legado que o Hospital Leonardo Da Vinci está deixando para as pesquisas e o tratamento da Covid-19 no Ceará e no Brasil.

Para o secretário Doutor Cabeto, o momento é de aproveitar a oportunidade oferecida pela crise para a construção de um sistema de saúde mais humanizado e que sabe dar respostas rápidas à população.